ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Juiz afasta do cargo ‘espião’ de Gilmar Olarte no Tribunal de Justiça

Servidor e o ex-prefeito são réus em processo de improbidade administrativa; oficial de Justiça teria vazado informações da Coffee Break para o ex-prefeito

Anahi Zurutuza | 07/04/2017 16:09
Sede do Judiciário estadual (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Sede do Judiciário estadual (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Justiça decidiu afastar do cargo Mauro Lino Alves Pena, apontado como “espião” do ex-prefeito de Campo Grande no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Além disso, o juiz David de Oliveira Gomes Filho aceitou a denúncia contra Gilmar Olarte e o servidor, tornando-os réus em ação de improbidade administrativa.

Conforme denunciou o MPE (Ministério Público Estadual), Mauro Lino, que trabalha como oficial de Justiça, teria vazado informações sobre a Operação Coffee Break ao ex-chefe do Executivo estadual em 2015.

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) apurou que o servidor, que também era chamado de “Goleiro”, repassava informações sigilosas para Olarte por meio do WhatsApp, ligações e também pessoalmente.

Na denúncia, o promotor Alexandre Pinto Capiberibe citou que o funcionário da Justiça e Olarte marcavam encontros numa padaria, no Mercado Municipal e em estacionamentos. Lino também ia até no gabinete para repassar informações sobre os pedidos de busca e apreensão, condução coercitiva e afastamento do cargo feitos pelo Gaeco contra o ex-prefeito.

Dezessete aparelhos celulares foram apreendidos (Foto: Divulgação)
Dezessete aparelhos celulares foram apreendidos (Foto: Divulgação)

Além da perícia feita nos celulares de Olarte, prova de que o pastor evangélico sabia que seria alvo da “tropa de elite” do MPE, segundo a acusação, é que no dia 17 de agosto, cinco dias depois que o Gaeco protocolou os pedidos no TJMS, a defesa do ex-chefe do Executivo municipal ingressou com um pedido de habeas corpus preventivo no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

“Chamou a atenção também o fato que boa parte dos aparelhos celulares apreendidos, tanto do núcleo empresarial, quanto do núcleo político encontraram-se com mensagens apagadas e em alguns casos até com aplicativos de mensagens desinstalados. O que denota que algumas pessoas possuíam conhecimento prévio das diligências a serem realizadas”, argumenta o MPE.

Afastamento – Em 2015, a PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça), ainda na gestão do procurador Humberto de Matos Brittes, que deixou o cargo no início de maio de 2016, pediu que o TJMS afastasse o servidor.

Contudo, na época, o Judiciário estadual informou ao Campo Grande News que o servidor continuava cumprindo expediente normal e na mesma função. Só seria aberto procedimento administrativo para apurar a conduta do funcionário, caso houvesse condenação contra ele.

Foi quando o MPE entrou com ação de improbidade contra o servidor e o ex-prefeito.
Para o magistrado, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivo e Individuais Homogêneos, “a ação narra um fato muito sério, praticamente uma espionagem praticada por servidor da Justiça”.

“Ainda que, neste momento, os fatos estejam apenas no campo das suspeitas, é prudente que o servidor seja afastado da função de oficial de justiça enquanto as dúvidas persistirem”, completou o juiz na decisão do dia 4 de abril.

Mauro Lino não poderá trabalhar como oficial de justiça e nenhuma outra que lhe dê acesso aos processos contra Gilmar Olarte, mas foi colocado a disposição da direção do Fórum para que o direto lhe dê uma função que atenda as restrições.

O juiz determinou ainda que o Tribunal de Justiça forneça relação com todos os acessos do servidor no sistema SAJ – utilizado para o monitoramento on-line de processos – entre 1º de setembro e 31 de outubro de 2015.

No processo, a defesa de Olarte alega que Mauro Lino é integrante da igreja onde o ex-prefeito é pastor e que os dois são amigos, por isso se encontravam com frequência e alega que “não há ato de improbidade administrativa nas condutas narradas”.

Fabio Trad, advogado do oficial de justiça, informou que já recorreu da decisão e espera manifestação do TJMS.

Se condenado por improbidade, além de ser exonerado, o servidor pode ficar impedido de fazer concurso público e contratar com o poder público dentre outras penalidades.

Mauro Lino trabalha no Judiciário desde 1983 segundo o Portal da Transparência do TJMS.

Agentes do Gaeco com malote de material apreendido no dia 25 de agosto de 2015 (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Agentes do Gaeco com malote de material apreendido no dia 25 de agosto de 2015 (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Operação – A Coffee Break investigou suposto esquema para a cassação do prefeito Alcides Bernal (PP), concretizada no dia 12 de março de 2014. A suspeita é de que empresários e políticos cooptaram vereadores com dinheiro e cargos na prefeitura, para votarem pelo afastamento.

Na operação, deflagrada no dia 25 de agosto,13 pessoas, entre vereadores e empresários, foram conduzidos coercitivamente para prestar depoimento no Gaeco.

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão e 17 celulares foram apreendidos para serem periciados.

No ano passado, 24 políticos e empresários foram denunciados por supostamente estarem no esquema.

Nos siga no Google Notícias