ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Juiz anula lei que ampliaria perímetro urbano de Campo Grande

Conforme o Ministério Público, outras três leis que outras três leis que também permitiriam a ampliação da área urbana da Capital de forma irregular serão impugnadas

Geisy Garnes | 10/09/2018 18:55
Trecho da Avenida Ernesto Geisel, na Capital. (Foto: Paulo Francis)
Trecho da Avenida Ernesto Geisel, na Capital. (Foto: Paulo Francis)

O juiz Marcel Henry Batista de Arruda, de 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, anulou a lei complementar que ampliaria o perímetro urbano de Campo Grande. Segundo a decisão, a modificação na lei original afronta as constituições federal e estadual.

Lei Complementar Municipal nº 264/2015 modificaria a Lei de uso e Ocupação do Solo de Campo Grande, e, segundo o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), ampliaria irregularmente o perímetro urbano da capital.

A alteração permitiria o parcelamento na zona rural, composto por lotes de apenas mil metros e localizados a apenas três quilômetros da borda do perímetro urbano, “ou seja, desvirturia por completo a verdadeira natureza do Loteamento Rural”, defende o ministério público.

Ao declarar a nulidade da lei complementar, o juiz afirmou estudos prévios mostram que a medida “ofender ao princípio da legalidade e afronta” artigos da constituição estadual e federal, que determinam a maneira correta de se delimitar o uso e o ordenamento territorial da cidade.

Marcel Henry também levou em consideração que nulidade da lei não prejudicaria o município, “diante do risco de ações indenizatórias por parte de empreendedores que tenham investido em loteamentos fechados em área rural”.

Para a promotora do caso, Andréia Cristina Peres da Silva, em Campo Grande as normas urbanísticas têm sido objeto de várias alterações, na maioria das vezes sem cumprimento dos requisitos legais e técnicos necessários. “Prejudicando o adequado planejamento urbano e, por consequência, degradando o espaço urbano, aumentando o custo dos serviços públicos e impedindo o desenvolvimento de forma sustentável”.

Ainda conforme o MPMS, outras três leis que também permitiriam a ampliação da área urbana de forma irregular também estão sendo impugnadas nos autos de ACP nº0813389-84.2015 em trâmite na 2ª Vara De Direitos Difusos da comarca de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias