ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Juiz cancela julgamento ao ver réu com uniforme laranja e escolta armada

Magistrado se baseou em decisão do STJ e entendeu que situações podem influenciar jurados

Liniker Ribeiro | 23/09/2020 15:15
Willian Rodrigo da Silva Santana, acusado de tentar matar vigia a facadas, chegando para julgamento, nesta quarta-feira (Foto: Marcos Maluf)
Willian Rodrigo da Silva Santana, acusado de tentar matar vigia a facadas, chegando para julgamento, nesta quarta-feira (Foto: Marcos Maluf)

Com uniforme na cor laranja e escolta fortemente armada, Willian Rodrigo da Silva Santana, 27 anos, acusado de tentar matar a facadas vigia, de 40 anos, chegou ao Fórum de Campo Grande pouco antes das 10h, desta quarta-feira (23), para julgamento. Porém, decisão do juiz Aluizio Pereira dos Santos adiou o júri previsto para hoje após defensor público alegar constrangimento e possibilidade dos jurados terem impressão equivocada quanto à periculosidade do réu.

Logo após Willian entrar no plenário, o defensor público Gustavo Henrique Pinheiro Silva pediu a palavra para requerer o adiamento do julgamento. Decisão da Justiça deu parecer favorável ao pedido, reconhecendo que o preso “com roupa destacada” pela cor laranja “impacta a olhos desarmados qualquer pessoa, principalmente os jurados”.

O fato do preso ter sido conduzido ao plenário por dois agentes penitenciários fortemente armados, cada um com arma longa e grosso calibre, também foi citado pelo defensor, sendo o fato reconhecido pela Justiça.

Na decisão de adiar o júri, o juiz ainda destacou que ambas as situações podem incutir “nos jurados uma impressão negativa sobre a pessoa a ser julgada como se fosse de alta periculosidade”.

A decisão de adiar o julgamento foi tomada com base em decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que garantiu direito a um réu de se apresentar para o julgamento na sessão do júri com vestimenta pessoal, ao invés de uniforme do presídio.

Em nota, a Agepen informou que, assim como a direção da unidade penal onde o réu cumpre pena, não recebeu "nenhuma determinação ou orientação  quanto à proibição do encaminhamento do interno trajando o uniforme oficial, mas informamos que, diante dessa determinação,  no próximo encaminhamento ao júri o custodiado será conduzido com a roupa civil".

A agência explicou ainda que o "uniforme padronizado é utilizado como uma forma de reforço à segurança, bem como garante maior igualdade entre a massa carcerária, além de contribuir para a higiene das celas, evitando o acúmulo de peça".

Com relação ao questionamento sobre a segurança "fortemente armada", a Agepen ressaltou que o "Comando de Operações Penitenciárias (COPE) é responsável pela escolta apenas até o Fórum, sendo a segurança interna durante o juri responsabilidade de uma equipe da Polícia Militar designada no Fórum para às escoltas durante as audiências, dentro das normas estabelecidas pelo Judiciário".

Caso – A tentativa de homicídio pela qual Willian responde aconteceu em agosto de 2019. Na ocasião, vigia, de 40 anos, foi esfaqueado três vezes no abdômen e chegou a ficar com as vísceras expostas. O caso aconteceu no cruzamento das ruas Jerônimo de Albuquerque com a Amambaí, no Bairro Nova Lima, região norte de Campo Grande.

Conforme boletim de ocorrência, a Polícia Miliar foi acionada e socorreu o vigia para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Bahia. Na sequência, o paciente foi levado à Santa Casa.

Durante atendimento, o vigia contou que havia sido esfaqueado por um homem conhecido como “Paulista”. Em rondas pela região, o autor foi encontrado no cruzamento das ruas Nazira Anache com a dos Poetas. Questionado, Willian contou que o crime foi motivado por vingança, pois a vítima o denunciou por tráfico de drogas há algum tempo e por causa de tal situação havia cumprido pena.

Nos siga no Google Notícias