ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Juiz extingue ação de reintegração de igreja de Olarte e prefeitura contra-ataca

Aline dos Santos | 07/06/2016 11:34
Igreja fica em área pública e prefeitura quer devolução do terreno. (Foto: Simão Nogueira)
Igreja fica em área pública e prefeitura quer devolução do terreno. (Foto: Simão Nogueira)

A Justiça extinguiu o processo da prefeitura de Campo Grande para reintegração de posse da área onde fica a igreja Assembleia de Deus – Nova Aliança do Brasil, fundada pelo pastor Gilmar Olarte (Pros), prefeito afastado da Capital.

Na decisão, o juiz da 4ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos, José Ale Ahmad Netto, também determinou que o mandado de reintegração seja recolhido e que a prefeitura pague honorários advocatícios de R$ 1.500.

No mês passado, a PGM (Procuradoria-Geral do Município) alegou que uma ação civil pública do MPE (Ministério Público) havia conseguido a anulação do termo de autorização de uso da área pública. Contudo, a igreja recorreu ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e suspendeu a reintegração. A justificativa é de que a ação do Ministério Público não transitou em julgado.

“No caso em tela, a falta de interesse processual verifica-se na inadequação da ação proposta, haja vista que a sentença que anulou o contrato e deu causa à reintegração de posse ainda não transitou em julgado”, aponta o juiz na decisão.

A igreja fica localizada na avenida Günter Hans, bairro Coophamat. Em agosto de 2008, o poder público concedeu termo de autorização de uso da área para construção de creches, capela, quadra de esporte e salas de aula. O termo foi assinado por Olarte. Em 2012, após ação do MPE (Ministério Público do Estado), a Justiça anulou a autorização de uso. Mas o processo ainda não terminou. Conforme o processo, as áreas públicas têm valor venal de R$ 2,3 milhões.

Antes do Natal – A PGM informa que vai recorrer da extinção do processo na 4ª Vara de Fazenda e também da decisão do tribunal que “derrubou” a ordem de reintegração de posse. “O juiz não poderia extinguir o processo. São dois réus, uma sacaria e a igreja. Extinguiu em relação a quem? Não tem motivo para extinguir o processo”, afirma o procurador Gilberto Porto Figueiredo.

Segundo ele, em âmbito do Tribunal de Justiça, a alegação será que o reexame, solicitado pela defesa de Olarte, só é necessário quando há prejuízo ao erário. “Vamos reaver essa área como dois e dois são quatro. Vai voltar para o município antes do Natal, certeza absoluta”, afirma Figueiredo. No mês passado, Olarte afirmou à imprensa que sofre uma “perseguição implacável”.

Nos siga no Google Notícias