ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Justiça considera legal destinação de áreas verdes para moradias populares

Alan Diógenes | 29/06/2015 22:01

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) julgou improcedente a ação movida pelo MPE (Ministério Público Estadual) pedindo a não destinação de áreas verdes para construção de casas populares por parte da prefeitura.

O MPE havia sustentado a ação alegando que instaurou diversos inquéritos civis para apurar irregularidades na destinação do loteamento Jardim das Nações para a construção de 54 casas populares sem licenciamento ambiental, nem consulta pública aos moradores da região.

Além disso, argumentou que, em razão da construção das moradias, os imóveis vizinhos sofreram desvalorização e o parque linear do Córrego Bandeira não é suficiente para compensar o prejuízo decorrente da desafetação. Alegou ainda a conduta do Município tem prejudicado o desenvolvimento ordenado da cidade, além de violar a finalidade das áreas verdes.

Em contestação, o Município alegou que não há ilegalidade nos processos de desapropriação e que tem tomado medidas administrativas e judiciais para a desocupação de imóveis públicos.

O juiz titular da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, responsável pelo processo, visitou os locais, conversando com moradores e verificando as situações narradas pelo MPE. Por fim, deu sua decisão final.

“Como se vê, as pessoas deram função social aos espaços vazios do bairro e fizeram ali sua moradia, seu recanto, estabelecendo posse mansa e pacífica sobre os mesmos. Ademais, não é possível visualizar qualquer ilegalidade no ato do Município em prestigiar a função social e conceder o direito de moradia e propriedade preconizados na Constituição Federal”, concluiu o magistrado.

Nos siga no Google Notícias