ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Justiça determina retirada de vídeo que mostra execução a tiros por traição

Richard Alexandre LIanho foi executado em 2017 e teve morte a tiros filmada, por ter se relacionado com mulher de membro do PCC

Silvia Frias | 12/02/2020 15:01
Imagem de Richard feita pouco antes da execução, em 2017 (Foto/Reprodução)
Imagem de Richard feita pouco antes da execução, em 2017 (Foto/Reprodução)

A Justiça em Campo Grande determinou a retirada de vídeo do assassinato de Richard Alexandre Lianho, ocorrido no dia 14 de fevereiro de 2017, postado pelos executores no YouTube. Na decisão da 11ª Vara Cível, foi deferido o caráter de urgência da tutela, atendendo solicitação da mãe da vítima.

A decisão é do dia 6 de fevereiro e publicada na edição de hoje do Diário da Justiça.

Segundo processo, Richard foi membro do Comando Vermelho e envolveu-se com a ex-namorada de integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital), sendo assassinado com tiros na cabeça, com execução filmada por dois adolescentes. O acusado, Rafael da Silva Duarte, foi condenado a 22 anos e nove meses de reclusão pela morte.

Na decisão judicial sobre o processo cível, consta que a mãe de Richard havia pediu pela retirada do vídeo que circulava em rede social, mas, sem sucesso.

Em contestação, a empresa ré alegou que, para a retirada de conteúdo do provedor, é necessária a expedição de ordem judicial e sua responsabilidade civil somente pode ser analisada em caso de descumprimento de ordem judicial. Além disso, defende que os provedores de internet não possuem obrigação de fiscalizar previamente o conteúdo produzido pelos usuários em suas plataformas, sob pena de exercer censura.

“Em que pese a alegação da requerida de que não é responsável pelo conteúdo dos sites que hospeda, os autos revelam que a requerida tem poder de ingerência técnica para exercer o controle sobre os vídeos disponibilizados pelos sites que hospeda. Tanto é assim que, com a determinação judicial, a requerida promoveu a retirada do suposto vídeo ofensivo”, analisou o juiz Marcel Henry Batista de Arruda.

O magistrado citou que causas semelhantes já foram apreciadas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que destacou a responsabilidade do provedor, o qual tem a obrigação de zelar pelos conteúdos publicados no site que hospeda, o que demanda a procedência da ação, para confirmar a liminar concedida.

Nos siga no Google Notícias