ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Justiça manda SUS fornecer remédio importado para tratamento de Filipe

Marta Ferreira | 01/11/2011 13:09
Menino tem doença rara, que age de forma parecida ao câncer. (Foto: Álbum de família)
Menino tem doença rara, que age de forma parecida ao câncer. (Foto: Álbum de família)

Decisão do juiz federal Odilon de Oliveira determinou que o SUS (Sistema Único de Saúde) forneça ao garoto Filipe Coppo Wolff, de 3 anos, o medicamento importado clorafabine, para tratamento de uma doença rara, descoberta quando o garoto tinha menos de 2 anos. A decisão liminar dá prazo até terça-feira que vem para que as providências sejam tomadas.

Como a decisão é provisória, a União, que é a parte acionada, pode recorrer, o que ainda deixa a situação em suspenso, embora já seja uma vitória. “Ficamos muito esperançosos”, afirma o pai de Filipe, Guilherme Wolff.

A família está fazendo campanha para conseguir o valor necessário ao medicamento, que tem custo total de R$ 142 mil. O pecuarista Antonio Moraes já havia doado R$ 50 mil, suficiente para 10 doses. O processo de importação já foi concluído e a família aguarda a chegada do medicamento.

Mas antes de poder usar o remédio, Filipe deverá ir aos Estados Unidos, para uma consulta com o médico responsável pela pesquisa com o clorafabine,medicamento que é originalmente usado contra leucemia, mas que está sendo experimentado, com casos de sucesso, para tratar a doença de Filipe, histiocitiose de células Langer Hans, que afeta vários órgãos, de forma semelhante a um câncer.

O pai disse que a ida aos Estados Unidos foi decidida pela família e equipe médica para confirmar que o uso da medicação pode ajudar o garoto. “Queremos evitar quaisquer dúvidas”.

A campanha por Filipe continua, apesar da decisão judicial, por conta da necessidade de ir aos EUA e também pela situação indefinida, pois a decisão judicial ainda não é definitiva.

Nos siga no Google Notícias