ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Justiça ouve jovem suspeita de participação em execução filmada

Mulher era ex-namorada de jovem morto e foi casada por 4 anos com suspeito de ser o mandante do crime

Liniker Ribeiro | 01/04/2019 20:27
Naiara Carolina Menezes Lopes, de 24 anos, suspeita de participação no crime (Foto: Liniker Ribeiro)
Naiara Carolina Menezes Lopes, de 24 anos, suspeita de participação no crime (Foto: Liniker Ribeiro)

O juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, ouviu nesta segunda-feira (1º) Naiara Carolina Menezes Lopes, de 24 anos, suspeita de participação na morte de Richard Alexandre Lianho, no dia 15 de fevereiro de 2017. A jovem era ex-namorada da vítima e também havia sido casada por 4 anos com o principal suspeito de ter encomendado o crime, Leandro de Oliveira, 26 anos, também conhecido como 'HB20', encontrado morto 12 dias depois.

Esta foi a primeira audiência que apura a participação da jovem no crime, porém, não a primeira do caso. Em julho do ano passado, Rafael da Silva Duarte foi condenado a 22 anos e 9 meses de prisão pela morte de Richard. Ele foi apontado como a pessoa que levou os envolvidos no crime até o local onde a vítima foi morta e depois ajudou a desovar o corpo na região conhecida como Céuzinho, na saída para Rochedo, em Campo Grande.

Com ele também foram encontradas a arma e a faca usada no crime. Naiara, que afirmou em depoimento que estava separada da vítima há um mês, negou qualquer tipo de participação. Segundo ela, seu ex-marido, Leandro, com quem teve um filho, “tinha ciúmes porque eu não queria mais nada com ele”, o que poderia ter motivado o crime.

A jovem já havia prestado dois depoimentos sobre o caso e, em seguida, afirma ter sido orientada a fugir da cidade. Por conta disso, Naiara não havia sido encontrada no endereço informado à Justiça e teve sua prisão preventiva decretada em junho de 2017. Como ela não foi localizada, a prisão só foi possível no dia 5 de dezembro do ano passado.

Em depoimento, a suspeita informou que “Hb20” havia ido até sua casa, dias antes do crime, armado e pedindo informações sobre a pessoa com quem estaria se envolvendo amorosamente, mesmo tendo afirmado que estaria separada há um mês. Como se negou a passar, a jovem afirma ter sido obrigada a entrar em um carro e que, em seguida, foi levada para um cativeiro. 

Richard Alexandre Lianho, vítima de execução filmada (Foto: Reprodução)
Richard Alexandre Lianho, vítima de execução filmada (Foto: Reprodução)

Trancada em um quarto, a mulher garante ter ouvido o suspeito mexendo em seu celular, até que encontrou informações que levavam até Richard. Apesar disso, Naiara afirmou ainda, que não viu a vítima no mesmo endereço onde estava, mesmo que em uma de suas versões anteriores ela tenha feito essa afirmação.

Sobre a morte, a suspeita revelou que só ficou sabendo do ocorrido três dias depois, pela TV. Nos dias 8 e 15 de março de 2017, ela chegou a prestar depoimento na delegacia, dando versões diferentes em cada uma delas. “Eu estava sendo ameaçada por eles, por isso eu só falei a verdade no segundo”, afirmou.

Apesar da suspeita ter citado o ciúme do ex-marido, não soube afirmar com precisão o que pode ter motivado o crime. Afirmou apenas que Leandro e Richard não se conheciam.

Conforme o Ministério Público, o rapaz foi capturado no dia anterior e mantido em cativeiro por integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) por ser integrante do Comando Vermelho e ter envolvimento com Naiara Carolina Menezes Lopes.

A mulher teria marcado encontro com a vítima, mas na realidade se tratava de uma emboscada. A mando do marido, dois adolescentes, e o já condenado Rafael, teriam prendido a vítima e submetido ela ao “tribunal do crime”. Os adolescentes são apontados como os executores da vítima, após mando de Leandro.

Nos siga no Google Notícias