ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
ABRIL, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Justiça ouve testemunhas de defesa em ação sobre fraudes milionárias no Detran

Processo que julga esquema criminoso avança e réus serão interrogados em maio

Por Anahi Zurutuza e Gabriela Cenciarelli | 14/04/2026 20:08
Justiça ouve testemunhas de defesa em ação sobre fraudes milionárias no Detran
Mikhail Monteiro, advogado de um dos réus, durante entrevista (Foto: Gabriela Cenciarelli)

A 3ª Vara Criminal do Fórum de Campo Grande avançou nesta terça-feira (14) na instrução da ação penal que julgará quatro réus por esquema milionário de fraudes no Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Ao todo, 39 testemunhas foram listadas para prestar depoimento.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A 3ª Vara Criminal de Campo Grande avançou na instrução do processo que julga quatro réus por fraudes no Detran-MS. Foram ouvidas testemunhas de defesa, e advogados afirmam que os depoimentos favorecem seus clientes. A próxima audiência ocorre em 22 de maio. O esquema envolvia alteração de dados de veículos e movimentou cerca de R$ 17 milhões.

Já foram ouvidas as pessoas elencadas para falar pela acusação e hoje, começaram a depor as testemunhas de defesa.

Segundo o advogado Michail Monteiro, que atua na defesa de Hudson Romero Sanches, despachante que alega ter tido dados roubados antes de ser implicado no esquema, até o momento, os depoimentos têm favorecido seu cliente. “Estamos chegando ao final das oitivas e nenhuma testemunha mencionou o nome dele. Para a defesa, isso é muito importante e reforça a possibilidade de absolvição”, afirmou.

O advogado destacou ainda que algumas testemunhas ainda não foram localizadas, o que pode impactar a continuidade da fase de instrução.

O advogado Ewerton Bellinati, que acompanha a defesa de Yasmin Osório Cabral, ex-servidora do Detran, explicou que o processo segue dentro do rito previsto, com a oitiva das testemunhas antes do interrogatório dos réus.

Segundo ele, o número elevado de pessoas a serem ouvidas tem tornado as audiências mais longas e fragmentadas. Bellinati também ressaltou que, por conta do sigilo do processo, não é possível detalhar o conteúdo dos depoimentos. “Está caminhando dentro do devido processo legal. As defesas estão atuando e o objetivo é chegar a um veredito”, afirmou.

A próxima audiência já está marcada para o dia 22 de maio, às 13h30, quando devem ser ouvidos os réus do processo.

Entenda o caso – As investigações apontam a existência de um esquema estruturado de fraudes dentro do Detran-MS, envolvendo servidores e despachantes. De acordo com as apurações, o grupo atuava na alteração de dados de veículos, liberação irregular e inserção de informações falsas no sistema do órgão, muitas vezes sem vistoria.

Entre os investigados está o despachante David Cloky Hoffmann Chita, apontado como o principal articulador do esquema. Também são citados Hudson Sanches, Yasmin Cabral e Edilson Cunha Nogueira.

Um dos principais focos do esquema era a regularização ilegal do chamado “4º eixo” de caminhões, prática que aumentava a capacidade de carga dos veículos sem atender às exigências legais.

As investigações indicam ainda que o grupo atuava de forma organizada, com divisão de tarefas e recebimento de vantagens financeiras. O esquema teria movimentado cerca de R$ 17 milhões.