ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Laudo aponta duas hipóteses para contaminação de merenda em escola

Aline dos Santos | 07/10/2011 12:55

Contaminação do alimento ocorreu no intervalo entre a pós-preparação até o momento em que foi servido

Crianças passaram mal após almoço em escola. (Foto: Simão Nogueira)
Crianças passaram mal após almoço em escola. (Foto: Simão Nogueira)

Distribuição dos alimentos em temperatura inadequada e conservação e manuseio após preparação. Estas são as causas apontadas pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) para a contaminação da merenda na escola municipal de tempo integral Iracema Maria Vicente, em Campo Grande.

Na semana passada, 180 crianças apresentaram sintomas de intoxicação após o almoço. O primeiro laudo, divulgado na segunda-feira, constatou a presença da bactéria estafilococos na comida pronta e misturada.

Hoje, saiu o resultado da análise de cada componente da merenda: ovos, salsicha, frango, leite em pó, pão, gelatina e carne bovina moída. Todos tiveram resultado negativo para presença do microorganismo. O exame individualizado de cada componente da merenda só foi feito com a versão sem preparo.

Desta forma, confirma a hipótese de que a contaminação do alimento ocorreu no intervalo entre a pós-preparação até o momento em que foi servido.

O Lacen ressalta que se o alimento tivesse sido contaminado após preparo e fosse armazenado em refrigeração e manuseado corretamente, a formação de toxina, resultante da alta reprodução bacteriana, não teria ocorrido.

Na semana passada, o órgão havia excluído a água como responsável pela intoxicação das crianças. Os alunos apresentaram sintomas como vômito e diarréia.

Na escola de tempo integral do bairro Rita Vieira, em Campo Grande, são servidas duas mil refeições diárias. Modelo, o colégio tem 557 alunos, de 6 a 11 anos, e funciona em tempo integral.

Nos siga no Google Notícias