A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

07/10/2011 12:55

Laudo aponta duas hipóteses para contaminação de merenda em escola

Aline dos Santos

Contaminação do alimento ocorreu no intervalo entre a pós-preparação até o momento em que foi servido

Crianças passaram mal após almoço em escola. (Foto: Simão Nogueira) Crianças passaram mal após almoço em escola. (Foto: Simão Nogueira)

Distribuição dos alimentos em temperatura inadequada e conservação e manuseio após preparação. Estas são as causas apontadas pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) para a contaminação da merenda na escola municipal de tempo integral Iracema Maria Vicente, em Campo Grande.

Na semana passada, 180 crianças apresentaram sintomas de intoxicação após o almoço. O primeiro laudo, divulgado na segunda-feira, constatou a presença da bactéria estafilococos na comida pronta e misturada.

Hoje, saiu o resultado da análise de cada componente da merenda: ovos, salsicha, frango, leite em pó, pão, gelatina e carne bovina moída. Todos tiveram resultado negativo para presença do microorganismo. O exame individualizado de cada componente da merenda só foi feito com a versão sem preparo.

Desta forma, confirma a hipótese de que a contaminação do alimento ocorreu no intervalo entre a pós-preparação até o momento em que foi servido.

O Lacen ressalta que se o alimento tivesse sido contaminado após preparo e fosse armazenado em refrigeração e manuseado corretamente, a formação de toxina, resultante da alta reprodução bacteriana, não teria ocorrido.

Na semana passada, o órgão havia excluído a água como responsável pela intoxicação das crianças. Os alunos apresentaram sintomas como vômito e diarréia.

Na escola de tempo integral do bairro Rita Vieira, em Campo Grande, são servidas duas mil refeições diárias. Modelo, o colégio tem 557 alunos, de 6 a 11 anos, e funciona em tempo integral.



É parece que ratos ou baratas estiveram passeando nas panelas ou pratos ou colheres, ou em algum local que as crianças passaram as mãos a hora de comer,é estranho!, que Deus ajude que estas crianças estejam bem e consigam esquecer
 
Dejanira Sousa em 07/10/2011 02:16:06
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions