ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Laudos da perícia nos celulares da Coffee Break serão entregues após o feriadão

Paulo Yafusso | 08/10/2015 19:50
O coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Marcos Alex de Oliveira, esteve no IC na semana passada, acompanhar andamento da perícias nos celulares (Foto: Fernando Antunes)
O coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Marcos Alex de Oliveira, esteve no IC na semana passada, acompanhar andamento da perícias nos celulares (Foto: Fernando Antunes)

Ficou para a próxima semana a entrega dos laudos da perícia feita nos 17 celulares apreendidos durante a Operação Coffee Break, realizada no último dia 25 de agosto pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). O motivo, segundo o coordenador do IIC (Instituto de Criminalística), Eduardo Carvalho, é que o coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Marcos Alex Vera de Oliveira está viajando. O MPE (Ministério Público Estadual) informou que o promotor está resolvendo assuntos particulares e que essa viagem já estava programada.

Como os celulares possuíam tecnologias modernas, foi possível recuperar todas as informações que haviam sido deletadas, como mensagens de whatsapp e facebook, além de fotos e vídeos. Até mesmo os dados bem antigos, deletados há mais de um ano, foram resgatados dos aparelhos. De um só celular, foram encontrados cerca de 50 mil páginas de conteúdo. Até mesmo do celular do prefeito afastado Gilmar Olarte os peritos conseguiram trazer de volta mensagens de texto e imagens, mesmo o aparelho tendo sido entregue sem o chip.

Como são muitos dados e para não gerar um volume grande de papeis, os peritos armazenaram tudo em mídias e hds. Com o programa utilizado na perícia, os técnicos do Gaeco não terão muita dificuldade para fazer a análise. Será possível cruzar dados, usando palavra-chave.

Foram periciados os celulares do prefeito afastado Gilmar Olarte, do presidente afastado da Câmara Municipal, Mário César (PMDB), dos vereadores Airton Saraiva (DEM), Edil Albuquerque (PMDB), Chocolate (PP), Gilmar da Cruz (PRB), Carlão (PSB), Edson Shimabukuro (PTB), Paulo Siufi (PMDB), Otávio Trad, Eduardo Romero e Flávio César (todos do Pt do B), além do ex-vereador Alceu Bueno (sem partido),do ex-secretário municipal deSaúde, Jamal Salem, e dos empresários Fábio Portela Machinsky, João Amorim, da Proteco, e João Baird, da Itel Informática.

Nos siga no Google Notícias