ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Lei cria dia municipal dos homens pelo fim da violência contra as mulheres

Oficialização foi publicada no Diogrande e passa a valer a partir desta sexta-feira

Danielle Valentim | 07/12/2018 08:35
Ao lado da subsecretária de Políticas para a Mulher, Maritza Cogo, o prefeito conclamou a todos para serem bons exemplos. (Foto: Denilson Secreta)
Ao lado da subsecretária de Políticas para a Mulher, Maritza Cogo, o prefeito conclamou a todos para serem bons exemplos. (Foto: Denilson Secreta)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) aderiu à Campanha Laço Branco e assinou a Lei 6.136/2018, aprovada pela Câmara Municipal, que institui no calendário oficial, o Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A data será celebrada anualmente todo dia 6 de dezembro.

A oficialização foi publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) e passa a valer a partir desta sexta-feira (7).

A campanha está presente em mais de 50 países em todos os continentes e é apontada pela ONU (Organização das Nações Unidas), como uma das maiores iniciativas mundiais direcionadas para a temática do envolvimento de homens com a violência contra a mulher.

Laço Branco - No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá, onde ordenou que os homens se retirassem da sala e, gritando para as estudantes que permaneceram: “vocês são todas feministas!”, ele começou a atirar, assassinando a queima roupa, 14 mulheres.

Em seguida, Lepine suicidou-se. O rapaz deixou uma carta, na qual afirmava que havia feito aquilo, porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando um amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência. Surgia assim a primeira Campanha do Laço Branco, criada por homens, que elegeram como símbolo, o laço branco e adotaram como lema: “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

O dia 6 de dezembro foi escolhido para que a violência cometida contra aquelas estudantes canadenses não fosse esquecida e a campanha do laço branco é uma maneira de homenagear aquelas mulheres brutalmente assassinadas apenas pelo fato de serem mulheres.

Nos siga no Google Notícias