A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

10/12/2010 09:17

Lei obriga separação de bens para casamentos com pessoas de 70 anos

Christina Machado, da Agência Brasil

O Diário Oficial da União publica hoje (10) a lei que muda o Artigo 1.641 do Código Civil Brasileiro para tornar obrigatória a separação total de bens para casamentos com pessoas após os 70 anos. A idade vigente até então era de 60 anos.

A medida havia sido incluída no Código Civil para evitar os casamentos por interesse – quando um dos noivos decide se unir ao mais idoso para tomar posse de seus bens materiais.

A decisão de alterar o código partiu da premissa de que a população brasileira aumentou sua expectativa de vida, e a pessoa com 60 anos ainda tem capacidade de decidir sobre seu regime matrimonial.

De acordo com a autora do projeto, deputada Solange Amaral (DEM-RJ), a idade de 60 anos foi fixada quando a expectativa de vida média do brasileiro era de 60 anos.

Para o Instituto Brasileiro de Direito de Família, a alteração ameniza a situação, mas não resolve o problema. Continua a existir uma imposição discriminatória, que fere o direito do cidadão de dispor livremente de seu patrimônio.



Reputo inconstitucional esse artigo, trata-se de uma interferência estatal desnecessária, se a pessoa não possui discernimento para atos da vida civil cabe, nesse caso, a interdição e não restringir os direitos daqueles que possuem capacidade para contrarir casamento e optar pelo regime patrimonial de sua união, independentememte de usa idade.
 
Iluska Bastos em 10/12/2010 12:44:29
Acho correto pois o que tem de neguinho(a) por ai atraz de (dotes) , não ta no gibi
 
Juarez Delmondes em 10/12/2010 02:20:54
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions