ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Liberação da 'pílula do câncer' será discutida em audiência na Capital

Autorização de uso da fosfoetanolamina sintética foi sancionada na semana passada

Mayara Bueno | 21/04/2016 10:58

O uso da “pílula do câncer” por pacientes diagnosticado com a doença será debatido em uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em 9 de maio. A medida foi sancionada em 13 de abril pela presidente Dilma Rousseff (PT), mas despertou discussões sobre a eficácia.

De acordo com a casa de leis, o objetivo da reunião é discutir os estudos e testes já realizados, além dos avanços da pílula no tratamento do câncer. Também vai debater as questões judiciais, posicionamento dos tribunais e o que pensam pacientes, especialistas e a sociedade em geral.

Pílula do câncer - As cápsulas de fosfoetanolamina sintética foram fornecidas gratuitamente, durante anos, em São Carlos, mas a Universidade de São Paulo (USP) proibiu a produção e distribuição porque o medicamento não é registrado na Anvisa. Desde então, pacientes que tinham conhecimento dos estudos têm entrado na Justiça para obter a substância.

Em 2014, a droga parou de ser entregue, depois de uma portaria determinando que substâncias experimentais tivessem todos os registros antes de serem liberadas à população. Sem a licença, pacientes passaram a conseguir a liberação na Justiça, por meio de liminares.

Em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou o acesso à fosfoetanolamina a um paciente do Rio de Janeiro que estava na fase terminal da doença. Desde então, a demanda pela substância não parou de aumentar. 

Nos siga no Google Notícias