ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Lojistas pedem punição dos clientes que se recusarem a usar máscaras

Presidente da Câmara dos Lojistas declara que responsabilidade não pode ficar restrita aos empresários

Maressa Mendonça | 02/07/2020 13:14
Uso de máscaras é obrigatório em Campo Grande desde o dia 19 de junho (Foto: Arquivo/Kisie Ainoã)
Uso de máscaras é obrigatório em Campo Grande desde o dia 19 de junho (Foto: Arquivo/Kisie Ainoã)


Em reunião realizada, na manhã desta quinta-feira (2), na Prefeitura de Campo Grande os lojistas pediram ao município que puna não somente os empresários, mas os clientes em caso de descumprimento das normas de biossegurança. É uma forma de evitar novo fechamento do comércio como ocorreu em março deste ano.

À reportagem do Campo Grande News, o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande), Adelaido Vila declarou que os comerciantes estão cumprindo as normas de biossegurança para evitar a propagação do coronavírus, mas ainda encontram resistência por parte de alguns clientes, especialmente em estabelecimentos localizados mais distantes da região central.

“Precisa ter uma punição do CPF e não só do CNPJ”, pontuou Adelaido, reforçando que as empresas são multadas quando não cumprem as normas determinadas pela prefeitura. Ele explica que os comerciantes têm observado aglomerações e falta do uso das máscaras, especialmente nos bairros.

O presidente da CDL critica ainda os projetos de lei com punições maiores para os comerciantes durante o período de pandemia. “Punir o CNPJ é mais fácil”, lamenta fazendo referência às multas e sanções contra empresas por possíveis descumprimentos das normas de biossegurança. “O município não pode terceirizar o poder de polícia para o empresário”.

Adelaido contou que a reunião realizada hoje é “de rotina” semelhante a outras feitas desde o início da pandemia. Segundo ele, a possibilidade de novo fechamento do comércio não entrou na pauta, apesar de todos se mostrarem apreensivos com o aumento de casos confirmados do coronavírus em Mato Grosso do Sul. “Nesse momento nossa preocupação são com ações que preservem a vida”, disse.

Em relação às sugestões feitas pelos lojistas, de punir clientes com multas ou serviços comunitários pelo descumprimento às normas de biossegurança, Adelaido comentou que a Prefeitura vai analisar os pedidos e deverá dar uma resposta ainda esta semana.

Nos siga no Google Notícias