ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Secretaria de Saúde reclama de bares cheios e cobra mais restrição no isolamento

Dez municípios concentram 84% das ocorrências confirmadas de novo coronavírus no Estado

Jones Mário | 01/07/2020 12:32
Secretaria lamentou descuido e promoção de aglomerações em bares e restaurantes (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Secretaria lamentou descuido e promoção de aglomerações em bares e restaurantes (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A secretária-adjunta da Secretaria de Estadual de Saúde, Christinne Maymone, pediu medidas mais duras de isolamento social e restrições ao comércio nas dez cidades com maior número de casos de novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Juntas, elas concentram 84,23% das ocorrências confirmadas da doença.

Líder e vice em número de casos, Dourados (2.670) e Campo Grande (2.491) destoam das demais, que ainda não ultrapassaram a marca das mil confirmações de covid-19.

No município do interior, distante 230 quilômetros da Capital, o toque de recolher começa às 20h e segue até às 5h. O comércio funciona das 11h até 18h15min.

Dourados está na zona vermelha, de alto risco, conforme os indicadores do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia). Assim, a recomendação do governo estadual é que apenas atividades essenciais e de baixo risco sejam mantidas.

Em Campo Grande, o confinamento domiciliar obrigatório começa só às 23h, com término às 5h. As lojas abrem as portas às 9h e fecham às 19h.

O Prosseguir ainda enquadra a Capital na bandeira laranja, de risco moderado, com recomendação para manter funcionamento das atividades essenciais, de baixo e médio risco.

(Infográfico: Ricardo Oliveira)
(Infográfico: Ricardo Oliveira)

As restrições nas duas maiores cidades do Estado surtiram pouco efeito. Segundo dados da startup InLoco, as taxas médias de isolamento social em Campo Grande e Dourados são de 36% e 40%, respectivamente. O município mais próximo do ideal é Caracol, com média de 62%.

Conclamamos que restrinjam as atividades não essenciais, que aumentem o toque de recolher para mais cedo, para que as pessoas permaneçam em casa. Não podemos mais ter bares e restaurantes com grandes aglomerações como a gente observa. Não podemos ter festinhas, rodas de tereré”, apelou Christinne Maymone, durante transmissão ao vivo nesta quarta-feira (1º).

Entre os outros oito municípios com mais casos, preocupam mais aqueles com escalada recente de casos de novo coronavírus, casos de Rio Brilhante (351), Corumbá (342), Chapadão do Sul (163), São Gabriel do Oeste (152) e Ponta Porã (132).

Em Rio Brilhante, só os serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar. O toque de recolher vai das 20h às 5h.

Corumbá definiu confinamento obrigatório entre 21h e 5h. Em Chapadão do Sul, é proibido sair de casa depois das 22h e antes das 5h.

São Gabriel do Oeste determinou toque de recolher entre 20h e 5h até o próximo dia 5. Em Ponta Porã, começa às 22h e termina às 5h.

Nenhuma das dez cidades com mais casos confirmados está entre as que ostentam as melhores médias de isolamento social do Estado.

Nos siga no Google Notícias