ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Decreto é prorrogado e comércio continua fechado de manhã por mais 10 dias

Medidas mais rígidas para aumentar isolamento seriam encerradas hoje, mas agora seguem até o dia 12

Helio de Freitas, de Dourados | 02/07/2020 12:32
Lojas do centro de Dourados vão continuar fechadas no período da manhã por mais dez dias (Foto: Eliel Oliveira)
Lojas do centro de Dourados vão continuar fechadas no período da manhã por mais dez dias (Foto: Eliel Oliveira)

O comércio vai continuar fechado no período da manhã por mais dez dias em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2) pela prefeitura durante transmissão do Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19 para divulgar os números atuais do novo coronavírus na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

As medidas para aumentar o isolamento social foram tomadas pela prefeita Délia Razuk (PTB) no dia 25 de junho com validade até hoje. Entretanto, a prefeitura reavaliou a situação e decidiu manter as regras até o dia 12 deste mês.

Ontem, o Campo Grande News publicou estudo de quatro pesquisadores de três universidades brasileiras, encomendado pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, apontando a contaminação em Dourados como crescente e sem sinais de recuo. Segundo o estudo, o crescimento exponencial da curva da covid-19 em Dourados coloca a cidade em condições parecidas àquela vivida por Manaus (AM).

Com a decisão anunciada hoje, o comércio de rua de Dourados continua funcionando de segunda à sexta-feira de meio-dia até 18h15. Aos sábados, as lojas podem abrir das 9h às 15h15.

Já as lojas do Shopping Avenida Center abrem de segunda a sábado das 11h às 19h e a praça de alimentação das 11 às 20h. No domingo, o shopping não funciona por ser o dia da semana de maior número de moradores de cidades vizinhas que vêm passear em Dourados.

Mercados, mercearias e atacados funcionam de segunda a sábado das 7h30 às 20h e no domingo das 8h ao meio-dia. Bares, lanchonetes, pizzarias, conveniências e restaurantes podem funcionar de segunda a domingo das 11h às 20h. O serviço de delivery pode continuar após 8h da noite. O toque de recolher segue das 20h às 5h.

Casos – O comitê local informou que nesta quinta-feira o total de pessoas já infectadas pelo coronavírus em Dourados chegou a 2.811 – 141 casos novos nas últimas 24 horas. A cidade responde por 31% de todos os casos positivos no Estado e tem incidência de 1.266 casos por cem mil habitantes.

Do total de infectados, 1.496 pacientes já estão recuperados, 1.245 cumprem isolamento domiciliar e 34 estão internados, sendo 14 em leitos de enfermaria e 20 em leitos de UTI.

Outros 14 moradores de cidades vizinhas também estão internados atualmente em Dourados, sendo 4 em enfermaria e 10 em leitos de UTI. Dos 102 leitos de terapia intensiva da macrorregião de Dourados, 54% estão ocupados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Mortes - O comitê da covid-19 anunciou hoje a 27ª morte por coronavírus em Dourados. A vítima mais recente incluída no boletim local é homem de 66 anos, morador no residencial Izidro Pedroso, que estava internado no Hospital Evangélico desde o dia 8 de junho.

Nos siga no Google Notícias