A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

28/01/2013 18:49

Mãe que abandonou crianças na Moreninha já havia sido presa por abandono

Viviane Oliveira
Crianças brincavam na delegacia enquanto aguardavam a chegada do Conselho Tutelar. (Foto: Simão Nogueira)Crianças brincavam na delegacia enquanto aguardavam a chegada do Conselho Tutelar. (Foto: Simão Nogueira)
Crianças sendo levadas pelo conselheiro.
(Foto: Rodrigo Pazinato)Crianças sendo levadas pelo conselheiro. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A mulher de 25 anos, que foi presa em flagrante nesta tarde (28) por abandonar os três filhos na casa onde moram, nas Moreninhas, em Campo Grande, já havia sido indiciada por abandono de incapaz, em 2010. A informação é do delegado da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente).

A jovem foi reconhecida por um dos filhos, quando seguiam na viatura da Polícia para a delegacia. Do carro, a criança mais velha viu a mãe, que estava com mais duas mulheres, no bairro Jóquei Clube e disse “Olha lá a mamãe”. Os policiais pararam e ela foi presa. “Eu sou usuária, mas faço tudo por eles”, disse.

Enquanto aguardavam a chegada do Conselho Tutelar, as crianças se divertiam com os brinquedos na sala da psicóloga na delegacia. “Na minha casa não tem brinquedo”, disse uma das crianças.

O menino mais velho é que cuidada do irmão de cinco meses. “Eu dou banho, mamadeira e troco a fralda dele”. Quanto à comida, os irmãos disseram que o avô, um idoso de 75 anos, é quem fazia. “Hoje eu comi arroz, feijão e salada”, disse um deles.

Segundo o delegado, o avô que cuidava das crianças tem histórico de alcoolismo. Os policiais relataram que quando chegaram na casa havia um forte cheiro de vazamento de gás. “As crianças estavam vivendo em estado de abandono. O avô não tem condições de cuidar deles”, contou.

A criança mais velha disse que a mãe estava fora de casa desde sexta-feira e que ontem havia ligado para eles dizendo que voltaria hoje. “Minha mãe sempre some, depois aparece. Ela apanha do meu avô, quando chega em casa bêbada”, afirma o menino de 7 anos.

De acordo com o delegado, foi arbitrada uma fiança no valor de R$ 4,68 mil que corresponde a dois salários mínimos por cada filho. As crianças foram encaminhadas para o Conselho Tutelar, que vai avaliar se alguém da família tem condições de cuidar, caso contrário elas serão encaminhadas para um abrigo.

Mulher foi  presa em flagrante por abandono de incapaz. (Foto: Rodrigo Pazinato)Mulher foi presa em flagrante por abandono de incapaz. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Abandono – Os três irmãos foram encontrados abandonados pela mãe, na casa onde moram, nas Moreninhas, em Campo Grande. Eles estavam na residência com o avô, de 75 anos, que é alcoólatra. A mãe, de 25 anos, foi presa.

Os policiais foram recebidos pelo avô das crianças, vestido apenas com cueca, falando frases desencontradas e aparentemente embriagado. Era o menino mais velho quem trocava as fraldas do mais novo e também dava banhos.

O imóvel estava imundo. Na cozinha, utensílios sujos sobre a pia, panelas com comida estragada e, nas mamadeiras das crianças, leite azedo. A situação foi verificada pela Depca após denúncia anônima.

A jovem tem extensa ficha criminal. Entre os crimes estão tentativa de homicídio, lesão corpora/violência doméstica e abandono de incapaz, este último em 2010. O filho de dois anos estava andando sozinho na rua, assustado.

Homem é ferido a tiro em saída de pagode no Bairro Taquarussu
Giovani Rodrigues Barbosa, 22 anos, foi baleado no tórax na saída de um pagode, na madrugada deste domingo (18), na Avenida Presidente Ernesto Geisel...
Abstenção em concurso da Câmara Municipal da Capital passa dos 30%
O domingo (17) foi de provas para milhares de campo-grandenses, tanto na manhã como no período da tarde, no concurso da Câmara Municipal, que segundo...
Com forte dores, mulher reclama de falta de atendimento em UPA
Mesmo apresentando fortes dores e inchaço na região do estômago, sem conseguir comer a três dias, uma mulher que procurou atendimento na UPA (Unidade...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions