ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Mães, filhas e avós se formam juntas em programa que comemora 10 anos sem evasão

Iniciativa já formou 715 alunas e garante estrutura para que as estudantes levem os filhos para as aulas.

Por Kamila Alcântara e Ketlen Gomes | 25/09/2025 11:07
Mães, filhas e avós se formam juntas em programa que comemora 10 anos sem evasão
Curso une gerações da família de Camila de Souza, que estudou com a mãe e a irmã. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Campo Grande entregou certificados a 75 mulheres que concluíram mais uma turma do programa Mulheres Mil, desta vez no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Estrela Dalva. A formatura, que aconteceu no Paço Municipal, teve clima de celebração e simbolizou não apenas a conclusão do curso, mas também a abertura de novas oportunidades.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande certificou 75 mulheres na décima edição do programa Mulheres Mil, realizada no Cras Estrela Dalva. O projeto, que já formou 715 participantes sem registrar evasão escolar, oferece estrutura de acolhimento para filhos das alunas, permitindo que mães não abandonem os estudos. Entre as formandas desta turma, destaca-se o caso de Camila Teutônio, que concluiu o curso ao lado da irmã e da mãe. O programa, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferece aulas de psicologia, direitos e qualificação profissional, além de oportunidades de emprego para as participantes.

Com essa turma, o programa já alcançou 715 mulheres formadas na Capital, em dez edições consecutivas, todas sem evasão escolar. O diferencial do programa Mulheres Mil é garantir estrutura para que as mães não precisem abrir mão dos estudos: há salas de acolhimento para as crianças, que também receberam certificados durante o evento.

A prefeita Adriane Lopes (PP) destacou os desafios enfrentados pelas mulheres e reforçou a importância do projeto. “O nosso caminho é mais trabalhoso do que o dos homens. É. Tem preconceito? Tem. Tem homem falando que não vai dar certo? Tem. Mas como é que a gente mostra que vai dar certo? Vendo uma turma de 75 mulheres em que nenhuma ficou para trás. Todas estão aqui para receber um certificado. Isso transforma vidas”, afirmou.

Mães, filhas e avós se formam juntas em programa que comemora 10 anos sem evasão
Alunas exibem seus certificados, ao lado dos filhos pequenos (Foto: Ketlen Gomes)

Entre as alunas, a emoção tomou conta. Camila de Sousa Teutônio, 31 anos, concluiu o curso junto da irmã, de 29, e da mãe, de 53, sempre acompanhada pelas três filhas. Para ela, a formação abriu novos horizontes. “Às vezes, sonhos estavam enterrados, a gente parada na vida, e isso deu um gás. Foi muito legal pelo fato de não ter custo nenhum, ser um curso bom, com área para arrumar serviço em qualquer lugar. Estou muito satisfeita”, disse.

Camila contou que se inspirou nas aulas de psicologia, que “abriram a mente”, e nas de direito, que mostraram os direitos da mulher. A formanda já saiu do evento decidida a disputar uma das vagas oferecidas no balcão de empregos montado especialmente para as participantes. “Falaram que tem 20 vagas. Já vou ver onde é e tentar me inscrever”, afirmou, animada.

O programa Mulheres Mil percorre diferentes regiões de Campo Grande, garantindo a inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Segundo a prefeita, o objetivo é que cada certificada seja multiplicadora. “Quero que essas 75 mulheres batam na porta de uma vizinha, de uma prima, de uma amiga, e contem sobre o Mulheres Mil. Em alguma dessas oportunidades, outras mulheres também terão uma porta aberta para a transformação”, concluiu Adriane.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.