ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Mais 3 candidaturas a conselheiro tutelar são impugnadas na Capital

Outras duas haviam sido impugnadas esta semana, mas com direito à defesa

Por Cassia Modena | 29/09/2023 08:35
Conselho Tutelar Sul de Campo Grande (Foto: Arquivo/Mariely Barros)
Conselho Tutelar Sul de Campo Grande (Foto: Arquivo/Mariely Barros)

O CMDA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Grande) impugnou três candidaturas a conselheiro tutelar na Capital, com a publicação de editais na edição extra do Diário Oficial do município ontem (29). Isso acontece pouco antes das eleições para o cargo, que serão realizadas neste domingo (1º).

Foram impugnadas as candidaturas de Daniel Castro Lima, Cristiane Souza da Silva e Cassandra Szuberski. A reportagem tentou contato para ouvi-los, mas não teve retorno. O espaço segue aberto.

O coordenador da comissão eleitoral do CMDA, Márcio Benites, explicou que as candidaturas seguem disponíveis para votação. Julgamento final feito pela Justiça Eleitoral é que vai definir se, caso eleitos, assumirão ou não o cargo.

Nos editais, não é exposto o motivo da impugnação dos três e nem se terão direito à defesa. Márcio esclareceu, no entanto, que todo candidato o possui.

Outras impugnações - Esta semana, O CMDA impugnou outras duas candidaturas da Capital. Elas foram a de Indiani Carolini Domingues Mercado da Silva e a de Suelen Leme Serrano. Há registros de campanhas feitas em igrejas, para angariar votos às duas. A que favorecia a primeira, inclusive, liderada pelo deputado estadual Lídio Lopes.

As práticas configuram abuso de poder religioso e político, que são vetadas pelas regras eleitorais. Nenhum dos envolvidos se manifestou quando a reportagem tentou contato.

Diferente dos editais que barraram as candidaturas de Daniel, Cassandra e Cristiane, os que impugnaram as de Indiani e Suelen citavam direito à defesa e o prazo para ela. O CMDA não informou, até o momento, se foram apresentados recursos e se foram deferidos.

Eleições - Das 8h às 17h, qualquer cidadão maior de 16 anos que esteja em dia com a Justiça Eleitoral poderá votar para escolher conselheiro tutelar para a sua região. Locais de votação podem ser conferidos aqui.

Basta apresentar um documento oficial com foto e o título de eleitor. Inicialmente, eram 113 candidatos concorrendo ao cargo em cinco conselhos tutelares de Campo Grande, sendo que cinco assumem cada um deles, ou seja, após o resultado das eleições, 25 novos conselheiros vão coordenar as entidades.

Os demais candidatos ficarão como suplentes. Apesar de haver aqui a relação de candidatos, não se sabe quem são os de cada região onde os conselhos estão instalados. O perfil e as propostas de cada um também não são detalhados em sites oficiais.

Os conselheiros eleitos tomam posse em 10 de janeiro de 2024. Seus mandatos seguem até 2027.

Matéria editada às 10h15 para acréscimo de informações e correção da expressão "barrou candidaturas".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias