ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mais de 100 dias após morte, promotor corrige erro e pede prisão de réu

Igor César de Lima Oliveira, de 22 anos, cumpria regime aberto, mas está foragido

Marta Ferreira | 24/10/2019 14:42
Réu pelo crime, Igor nunca teve a prisão pedida, nem pela Polícia Civil nem pelo MPMS, até esta quinta-feira. Agora, está foragido. (Foto: Arquivo)
Réu pelo crime, Igor nunca teve a prisão pedida, nem pela Polícia Civil nem pelo MPMS, até esta quinta-feira. Agora, está foragido. (Foto: Arquivo)

 Só hoje, exatos 164 dias depois da morte a tiros do motorista de aplicativo de Rafael Baron, de 24 anos, foi pedida a prisão do assassino confesso Igor César de Lima Oliveira, de 22 anos, que está foragido. Responsável pela acusação no processo de homicídio qualificado contra Igor, o promotor José Arturo Bobadilla, apresentou hoje aditamento à denúncia, que já havia sido feita em 11 de setembro. Assim, corrige o próprio erro, já que anteriormente não citava os antecedentes criminais do réu, já condenado por roubo e foragido à época do crime.

No acréscimo à denúncia apresentado à 1ª Vara do Tribunal do Júri, Bobadilla cita o “clamor social” como uma das razões para pedir a prisão de Igor. Diz, ainda, que é “nítida a intenção de Igor Cesar de Lima de Oliveira de se esquivar da aplicação da lei penal, pois na data do crime do homicídio já estava foragido por outro delito”.

O promotor afirma, ainda, que a morte de Rafael confirma que Igor, mesmo em regime semiaberto, “mantinha sob a sua guarda a arma de fogo, utilizada para ceifar a vida da vítima Rafael Baron, novamente descumprindo as condições do regime prisional”.

Na primeira denúncia, que trazia a informação de “réu preso”, o promotor descreveu o crime, conforme investigado pela polícia e fez cinco pedidos ao juiz, juridicamente chamados de "cota". Solicitou a abertura de investigação por ameaça a uma das testemunhas e pediu levantamento de antecedentes. Em nenhum momento, fala de necessidade de prender o acusado.

Erro atrás de erro - O delegado de Polícia Civil responsável pelo caso, Ricardo Bernadidelli, também não pediu prisão. O inquérito foi concluído no dia 13 de agosto. Indagado sobre o motivo de não solicitar que o assassino fosse encarcerado, o delegado disse que estava de licença médica e não se pronunciaria sobre investigações. Isso depois de afirmar que a promotoria poderia ter adotado a medida “a qualquer tempo”.

A sucessão de erros continuou, já que em maio, a 2ª Vara de Execução Penal concedeu progressão de regime a Igor, e ele começou a cumprir o regime aberto em 18 de outubro. Ia apenas dormir na casa do albergado.

Depois de protesto realizado nesta quarta-feira, por motoristas de aplicativo, com a presença da viúva de Rafael, a situação veio à público e providências foram tomadas. O juiz Albino Coimbra Neto, responsável pela decisão de progressão de regime, determinou a volta de Igor ao regime “intramuros”. Ainda não era a ordem de prisão.

Hoje, o promotor que atua na 1ª Vara do Tribunal do Júri pediu os autos, aditou a denúncia fez o pedido de prisão preventiva. Ainda falta o juiz, Carlos Aberto Garcete, acatar a solicitação. O magistrado havia dito que não tinha como determinar uma prisão que não havia sido requisitada.

(Matéria editada às 21h00 para correção de informação)

Nos siga no Google Notícias