ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Mais um problema: Santa Casa ameaça fechar leitos de psiquiatria

A extinção das vagas significaria a redução de 20% dos leitos no município

Guilherme Henri | 04/09/2017 17:20
Entrada da Santa Casa de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Entrada da Santa Casa de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

A Santa Casa de Campo Grande cogita fechar o setor de psiquiatria. A extinção das 10 vagas da unidade de saúde significaria a redução de 20% dos leitos que são ofertados pelos hospitais capacitados em oferecer o atendimento na área, considerando que no total, o município possuí apenas 52 vagas.

O Campo Grande News ainda apurou que o assunto foi debatido em reunião com a diretoria do hospital e o comunicado do fechamento já circula entre médicos residentes da ala.

Questionada, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) por meio de sua assessoria, confirma a denúncia e ainda informa que a possibilidade de fechamento da psiquiatria vem sendo cogitada há meses.

A secretaria informa que não concorda com a medida e, por meio da coordenadoria de saúde mental encara a questão com preocupação, pois a medida pode prejudicar a assistência de pacientes que necessitam deste atendimento em especifico.

Por meio de nota, a secretaria ainda diz que “tem buscado insistentemente um entendimento com o hospital, justamente por conta da necessidade de se manter o atendimento à população. Inclusive, propôs aumentar em pelo menos 6 vezes o financiamento do serviço, entretanto o hospital se mantém irredutível”.

Hoje, além da Santa Casa, o município tem convênio com o Hospital Nosso Lar (30 leitos ) e Hospital Regional (12 leitos) para tratamento psiquiátrico.

Santa Casa – A assessoria de comunicação da Santa Casa informou que não há nenhum comunicado oficial sobre o fechamento do setor de psiquiatria.

Polêmica - No mês passado, o hospital havia fechado os portões do Pronto Socorro para a demanda espontânea de emergências do município, deixando apenas a entrada livre para pacientes regulados. A alegação da unidade de saúde na época foi de que, além da superlotação de pacientes, a Santa Casa opera com déficit de R$ 3 milhões mês. 

Nos siga no Google Notícias