ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Máscara não é obrigatória em Campo Grande, mas prefeitura recomenda uso

Prefeitura orienta uso para evitar contágio, mas por falta de materiais uso ainda não é obrigatório

Izabela Sanchez | 20/04/2020 06:39
Máscara não é obrigatória em Campo Grande, mas prefeitura recomenda uso
Mulher ora dentro de uma igreja usando máscaora em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

O uso de máscaras em Campo Grande ainda continua facultativo nesta segunda-feira (20), em Campo Grande, para quem sair às ruas. Após editar decreto de obrigatoriedade, a Prefeitura revogou a normativa na última semana. O novo decreto deixa claro que o uso ainda não é obrigatório, mas recomendado. Ou seja, quem puder, a orientação de saúde é para que utilize, pois evitar contágio pelo novo coronavírus, mas a ausência do EPI (Equipamento de Proteção Individual) não gera multa.

Ao revogar decreto anterior, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou que já foram compradas mais de 1,3 milhão de máscaras, “que devem chegar nos próximos dias”, para a administração pública ter condições de distribuir em terminais e locais fechados, "para que as pessoas tenham condições de andar com segurança", explicou o prefeito.

Comércio - Enquanto os equipamentos de proteção não chegam e a regra não mudou, a recomendação é que os estabelecimentos que puderem adquirir, comprem as máscaras e entreguem aos clientes.

Conforme o decreto anterior, a partir de hoje o uso da máscara seria obrigatório no transporte coletivo e em todos os prédios abertos ao público, como supermercados e repartições. A Guarda Municipal seria responsável pela fiscalização e aplicação até de multa, caso a medida fosse desrespeitada.

O EPI tem sido cada vez mais visto no rosto das pessoas nas ruas da Capital, ainda que a obrigatoriedade não exista. O motivo é a pandemia de covid-19, infecção causa pelo novo coronavírus. Já são 168 casos em 20 cidades de Mato Grosso do Sul e em Campo Grande o vírus já circula em todos os bairros.

Com a indisponibilidade das máscaras profissionais ou cirúrgicas, tem sido recomendado por autoridades em saúde Brasil afora o uso de máscaras de pano. Com isso, até material de costura está em falta e a demanda tem provocado aumento exponencial de pedidos nas oficinas de costura.

Nos siga no Google Notícias