ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Material genético de estupradores presos em operação vai para banco nacional

Lei federal permite a coleta de material genético de pessoas condenadas por estupro

Aline dos Santos | 23/05/2021 14:00
Homem (ao centro) foi preso durante a operação "Araceli", realizada na 3ª feira. (Foto: Henrique Kawaminami)
Homem (ao centro) foi preso durante a operação "Araceli", realizada na 3ª feira. (Foto: Henrique Kawaminami)

Treze presos na operação “Araceli”, realizada na última terça-feira (dia 18) em repressão a crimes contra crianças e adolescentes, tiveram material genético coletado e as amostras entram no Banco Nacional de Perfil Genético.

A Lei Federal 12.654, que está em vigor desde 2013, permite a coleta de material genético de pessoas condenadas por estupro. De acordo com a diretora do IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), perita criminal Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva, foi coletada amostra da mucosa bucal. O material contém DNA.

Conforme a diretora, os vestígios deixados pelos infratores nos locais de crimes têm o seu DNA extraído e o perfil genético inserido banco nacional.

“Desta maneira é possível apontar a autoria de crimes sem solução, além de comprovar a inocência de suspeitos e interligar um caso com outras investigações das demais esferas policiais, funcionando assim como uma ferramenta eficiente para resolver crimes ocorridos em todo território nacional, contribuindo para a redução da impunidade e evitando condenações equivocadas”, afirma Josemirtes.

Equipe do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses fez coleta de material.
Equipe do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses fez coleta de material.

A operação “Araceli” cumpriu mandados para prender condenados por crimes praticados contra crianças e adolescentes, como violência, abuso e exploração sexual. As decisões foram da 7ª Vara Criminal de Campo Grande.

Ao todo, 30 pessoas foram presas, sendo 20 na terça-feira e outros dez durante a identificação do paradeiro dos sentenciados. Participaram da operação 150 policiais militares e 128 policiais civis.

Segundo o promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, nos anos de 2019 e 2020, foram distribuídos 1.667 novos inquéritos. A maioria, 78%, foi por crimes contra a dignidade sexual (664 denúncias).

O inferno vivido por meninos e meninas fica claro nas estatísticas. Das 664 denúncias de crimes contra a dignidade sexual, 79% são de estupro (525 casos) e 12% de importunação sexual (80).

Os dados mostram que se a violência sexual tivesse um rosto: seria uma menina, com idade de 6 a 13 anos. Já o agressor tem o seguinte perfil: homem e com vínculo familiar (pai, padrasto, avô, avôdrasto, tio, primo).

Perfil das vítimas: 96% são meninas e a maioria tem de 6 a 13 anos. (Foto: Reprodução)
Perfil das vítimas: 96% são meninas e a maioria tem de 6 a 13 anos. (Foto: Reprodução)

Triste data – A operação foi deflagrada no Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes , 18 de maio. A data foi instituída pela Lei Federal 9.970 em alusão ao "Caso Araceli".

A menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória, no Espírito Santo.  Araceli Cabrera Sánchez Crespo foi assassinada em 18 de maio de 1973. Vinte e um anos depois da criação da lei e 48 anos após a morte da criança, o crime segue impune.

Nos siga no Google Notícias