ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Mecanismo criado por detento economiza água e será analisado por concessionária

Flávia Lima | 12/08/2015 09:29
Detento Carlos de Moraes mostra invenção que economiza água nos presídios. (Foto:Divulgação)
Detento Carlos de Moraes mostra invenção que economiza água nos presídios. (Foto:Divulgação)

Um dispositivo elaborado para reduzir a pressão e o fluxo de água, proporcionando economia na conta, chamou a atenção do secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis e do diretor-presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca.

O sistema, criado pelo detento Carlos Rodrigues de Moraes, 47, do Presídio de Trânsito da Capital, visa economizar água durante os banhos dos presos, nas unidades prisionais. O dispositivo é simples e conta com uma espécie de tampão com um pequeno furo, que ajustado à instalação hidráulica, reduz a pressão e o fluxo da água.

Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), iniciativas como a do detento permitiram, no sistema prisional, uma economia de R$ 267 mil aos cofres estaduais. “Eles precisavam de um sistema que diminuísse a pressão da água, mas não tinha como comprar, então estudei algumas alternativas e fiz a adaptação”, explicou o detento, que é eletricista.

Para instalação do objeto nos chuveiros e torneiras da unidade, ele criou também a ferramenta que possibilita esse ajuste. A criatividade do detento chamou a atenção do diretor-presidente da Águas Guariroba, que visitou a unidade junto ao secretário de Administração.

Após conhecer o mecanismo, José João determinou que um dos técnicos da concessionária responsável pelo abastecimento e tratamento de esgoto da Capital, faça um estudo sobre a nova sistemática para que seja implantada em outros órgãos.

O secretário Carlos Alberto de Assis elogiou a iniciativa do reeducando e pontuou que é preciso valorizar iniciativas dessa natureza. “Um detento identificou um gargalo, correu atrás, estudou algumas alternativas e criou um sistema que reduz o fluxo da água nos canos durante os banhos. Imaginem quanto essa alternativa vai economizar para os cofres estaduais daqui para frente”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias