ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Médica chora ao ver "vida normal" fora de UTI, onde intuba 100% dos pacientes

Médica de UTI há 7 anos diz que intubação beirava 30% e hoje é feita em 100% dos pacientes por conta da covid

Paula Maciulevicius Brasil | 01/04/2021 09:01
Ana Alvarenga escolheu a UTI por ver ali a importância da capacidade técnica em mudar o curso da vida do paciente. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ana Alvarenga escolheu a UTI por ver ali a importância da capacidade técnica em mudar o curso da vida do paciente. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quando Ana Alvarenga escolheu trabalhar em terapia intensiva, após se formar em Medicina e fazer duas residências, via o ambiente, que para tantas pessoas pode parecer hostil, como o local onde teria condição de mudar o curso da vida do paciente.

"É algo muito visível, porque é imediato. Uma tomada de decisão reflete na recuperação do paciente, além de ter tudo isso, embora pareça que é um ambiente muito frio, é onde a gente consegue ver as pessoas no seu momento de maior fragilidade, e onde me sinto mais importante também do ponto de vista amoroso, porque neste momento eu sou o único vínculo de afetividade que ele tem".

As palavras doces saem de uma médica nova na idade, 32 anos, mas que já acumula quase oito de experiência em terapia intensiva e hoje é supervisora da UTI do Hospital da Cassems. Foi pelas mãos de Ana e toda equipe de UTI do hospital que o primeiro paciente com covid no Estado, ainda em março de 2020, foi internado sob cuidados intensivos.

Aviso no corredor da UTI do hospital. (Foto: Arquivo Pessoal)
Aviso no corredor da UTI do hospital. (Foto: Arquivo Pessoal)

Não que em um ano a dedicação dela tenha mudado, mas o que Ana descreve dentro do contexto da pandemia é uma sobrecarga de horas de trabalho, o medo, a intubação na maioria dos pacientes, o número avassalador de mortes e até mesmo a mudança no perfil dos internados.

O primeiro aspecto que ela viu mudar foi a vestimenta, os EPI's nunca foram tão fundamentais quando pacientes com covid começaram a lotar os hospitais, depois veio o afastamento do convívio familiar por parte dos profissionais e a unidade passou a ver óbitos diariamente.

Por ser uma doença muito agressiva, a covid aumentou muito a mortalidade. Embora todo mundo ache que UTI só tem óbito, não era assim, mas a gente viu essa mudança e foi muito difícil passar a conviver com a morte muito mais próxima", explica Ana Alvarenga.

Portadora das notícias que ninguém quer dar, a médica também viu o quão difícil a covid deixou a participação dos profissionais nos óbitos. "A gente se sente a única ligação do paciente e é a única ligação do paciente e da família, é difícil noticiar e não poder dar um abraço".

Equipe se paramentando, um ajuda o outro para não ter risco de contaminação. (Foto: Arquivo Pessoal)
Equipe se paramentando, um ajuda o outro para não ter risco de contaminação. (Foto: Arquivo Pessoal)

Fora os sentimentos, a carga horária de plantões passou a exigir o físico dos profissionais. Os 10 leitos que anteriormente Ana supervisionava se transformaram em 48, e a escala médica, por mais que novos profissionais tenham sido contratados, nunca é suficiente diante de tantas internações. "A gente tinha plantão de 6h que viraram 12h e até 24h, essa questão do desgaste físico se modificou com tudo isso", conta.

Intubação - Na rotina da UTI, antes da covid, a média de pacientes intubados era de 30%, número que subiu para 100% devido à gravidade da doença. O procedimento que se tornou mais popular na pandemia também gera medo nos pacientes e em familiares, mas não deve ser visto como sentença de morte.

"Não é um procedimento que significa óbito, na verdade ele é uma chance da pessoa sobreviver, é um tratamento que tem para que aquele paciente possa sobreviver", explica Ana.

O processo demanda cerca de 1h para preparo, onde antes do paciente ser sedado, é explicado tudo o que vai acontecer. "É muito importante que ele entenda o que está acontecendo. Nós conversamos, explicamos e damos nossas palavras de esperança. Costumo falar que aquele é um procedimento para que ele possa melhorar mais rápido", compartilha.

Doença é tão agressiva que tem feito com que 100% dos pacientes em UTI sejam intubados. Na imagem, paciente está "pronado" posição que ajuda no tratamento da covid. (Foto: Hospital Cassems Campo Grande)
Doença é tão agressiva que tem feito com que 100% dos pacientes em UTI sejam intubados. Na imagem, paciente está "pronado" posição que ajuda no tratamento da covid. (Foto: Hospital Cassems Campo Grande)

Sendo mais técnica, a médica diz que a intubação é feita para que o pulmão descanse até a inflamação melhorar e ele possa voltar a respirar sozinho mais adiante. Do outro lado, no leito, ela enxerga o medo tomando conta e frisa novamente que a intubação é um meio de salvá-lo.

"Quando a pessoa tem necessidade de ser intubada, sim, o risco de morrer é maior, mas não pela intubação e sim porque a doença é mais grave e este é o tratamento necessário para que ele tenha chance de viver. Isso costuma acalmar a pessoa", revela.

Depois do primeiro impacto, muitos pedem para falar com a família como se fosse a despedida. De alguns, a chamada de vídeo é mesmo o último adeus.

Perfil - Não é novidade e vem sendo reforçado quase que diariamente pelos médicos. Ana também enfatiza que tem visto pacientes cada vez mais jovens precisarem ir para a UTI. "Nos jovens o vírus tem se comportado como uma doença mais agressiva de fato, e isso é bem preocupante".

Um dos pacientes dentro da faixa etária mais jovem foi ainda em 2020, quando o rapaz de 30 e poucos anos foi internado deixando suspenso os planos para um casamento que já estava marcado. "Ele tinha exatamente a mesma idade do meu noivo, casamento marcado, a noiva era estudante de Medicina, então era uma história muito próxima da minha e ele foi o primeiro jovem. A gente até então estava acostumado com uma faixa etária maior, que acaba que você consegue aceitar um pouco mais fácil quando tem um idoso grave, diferente de quando é jovem e se tem a vida inteira pela frente", reflete.

Ana e o marido Alexandre, também médico que atua em UTI. Internação de jovem fez a médica se ver na família do paciente. (Foto: Hospital Cassems Campo Grande)
Ana e o marido Alexandre, também médico que atua em UTI. Internação de jovem fez a médica se ver na família do paciente. (Foto: Hospital Cassems Campo Grande)

Em estado grave, o paciente precisou não só ser intubado como fazer hemodiálise. Foram 40 dias de internação até a alta e ele saiu do hospital bem. "Esse caminhar da doença dele, passar por isso junto com ele e com a família foi muito significativo para mim, senti como se fosse da minha família. A gente tenta não se envolver tanto para não sofrer, mas é impossível, porque isso também faz parte do tratamento".

E é diante dessa entrega que Ana diz ter chorado muitas vezes saindo de um plantão a caminho de casa. "Tiveram dias que eu saí chorando pra casa vendo as pessoas levando uma vida normal, em bares, porque eu sei do meu sofrimento e dos meus colegas de estarmos passando por tudo isso. Eu vejo diariamente o sofrimento de pacientes e de suas famílias e a nossa entrega, tanto dos profissionais, como das famílias, sabendo que outras pessoas poderiam ter ajudado a evitar que isso estivesse acontecendo, me sinto desrespeitada", diz indignada.

O tom de revolta ainda é maior quando Ana aponta que se cada um estivesse fazendo a sua parte, que nas palavras dela não é nenhum pouco difícil, talvez esse sofrimento não estaria acontecendo na vida de tantas pessoas.

"A gente está se doando e colocando nossa vida e dos nossos familiares em risco para as pessoas continuarem fazendo coisas que são desnecessárias. A gente entende que tem pessoas que de fato precisam trabalhar e nossa questão não é com elas, mas com quem está fazendo festa, não aceitando o uso de máscara e distanciamento social. Essas pessoas também são responsáveis pelo sofrimento que estamos vendo diariamente".

Dia a dia em UTI da covid tem sido desafiador para equipe que lida diariamente com óbitos. (Foto: Hospital Cassems Campo Grande)
Dia a dia em UTI da covid tem sido desafiador para equipe que lida diariamente com óbitos. (Foto: Hospital Cassems Campo Grande)

Sem UTI - Na chamada linha de frente há um ano, a médica já começa a prever, com angústia, que se a contaminação continuar na velocidade em que está, pode ser que os médicos tenham de "escolher" para quem vai aquela vaga de UTI, denominada necessidade de priorização.

"Por mais que a gente tente abrir leitos, temos duas questões: não temos mais espaço físico para essa abertura e as escalas não só médicas, mas de enfermagem e fisioterapia, que uma UTI precisa, está no máximo do limite. Essa classificação por prioridade é muito difícil para o médico e é uma responsabilidade que não deveria ser nossa, não deveria ser de ninguém", desabafa.

Nos siga no Google Notícias