ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Médicos devem normalizar atendimento na rede municipal em até 48 horas

Flávia Lima | 02/06/2015 12:51
Na UPA do bairro Universitária ainda havia cartaz anunciando greve dos médicos na entrada. (Foto:Marcos Ermínio)
Na UPA do bairro Universitária ainda havia cartaz anunciando greve dos médicos na entrada. (Foto:Marcos Ermínio)

A normalização do atendimento dos médicos da rede municipal de Campo Grande deve ocorrer em até 48 horas, segundo informação do superintendente de Saúde da Capital, Virgílio Gonçalves. A categoria também não terá os dias descontados, porém, segundo o superintendente vai realizar uma espécie de força-tarefa para reagendar as consultas perdidas durante os 17 dias de paralisação.

Virgílio Gonçalves explica que após o acordo que pôs fim à greve ter sido protocolado no final da tarde desta segunda-feira (1), a categoria começou a ser avisada da decisão de forma gradual, por isso ele calcula que a totalidade dos 1,4 mil médicos da rede deverá retornar ao trabalho no máximo, até a manhã desta quarta-feira (3).

Hoje pela manhã, pacientes ainda tinham dificuldade de serem atendidos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitária devido a falta de médicos.

O acordo foi formalizado no sábado e anexado à ação sobre a greve que tramita no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O documento protocolado prevê uma data para a concessão de reajuste salarial, principal ponto das reivindicações, que ficou para o mês de agosto, além do retorno das gratificações e o não prejuízo financeiro à categoria, que também não precisará repor os dias parados. O superintende confirmou que o acordo será publicado no Diário Oficial do município e da Justiça.

Consultas - Ainda conforme Virgílio Gonçalves, as consultas perdidas devido a greve serão reagendadas de acordo com o grau de urgência e data que estava marcada. “Em algumas situações, como no caso das especialidades, é possível reagendar 20% acima da capacidade sem prejuízo para o médico e pacientes”, ressalta.

Nesse sentido, Virgílio diz que tanto o Sindicato dos Médicos quanto a gerência das unidades de saúde se comprometeram a unir esforços para atender os agendamentos perdidos da forma mais rápida possível.

A greve dos médicos começou em 6 de maio após corte de gratificações e plantões. Houve acordo para o retorno dos pagamentos e a greve foi interrompida no dia 11.

Contudo, a paralisação foi retomada em 15 de maio. O sindicato informa que são 1.400 profissionais; conforme a prefeitura, são 1.200 médicos. A estimativa é de a paralisação tenha prejudicado 39,4 mil pessoas.

Nos siga no Google Notícias