ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Médicos aceitam proposta e devem encerrar greve até sexta

Lúcio Borges e Michel Faustino | 27/05/2015 21:23
Assembleia realizada na noite desta quarta-feira  na sede do Sinmed (Foto: divulgação Sinmed)
Assembleia realizada na noite desta quarta-feira na sede do Sinmed (Foto: divulgação Sinmed)

Os médicos aceitaram a proposta da Prefeitura de Campo Grande, que foi encaminhada na tarde de hoje, e devem encerrar a greve, que já durava 13 dias na Capital, até sexta-feira (29). O movimento ou o retorno ao trabalho de todo efetivo, dos 1,4 mil profissionais, deve ocorrer após a formalização do acordo com o município. A decisão saiu a pouco, em nova assembleia geral realizada na noite desta quarta-feira (27) na sede do Sindmed (Sindicato dos Médicos).

A proposta encaminhada pela prefeitura entre outros pontos prevê uma data para a concessão de reajuste salarial, principal ponto das reivindicações, que ficou para o mês de agosto, além do retorno das gratificações e o não prejuízo financeiro à categoria. “A prefeitura concordou em pagar os dias paralisados, retorno das gratificações e a retirada do processo judicial contra o Sindmed, que deve levar a anulação da multa de R$ 30 mil, que foi determinada em liminar do TJ-MS (Tribunal de Justiça)”, revelou o presidente da entidade, Valdir Shigueiro Siroma, ao fim da assembleia.

Valdir explicou que foi decretada o fim da paralisação, mas que o retorno não é imediato, para as próximas horas, pois há tramites administrativos a resolver. “Em assembleia a deliberação em votação aceitou a proposta. Mas o Sindmed vai – tem que - encaminhar o que foi decidido para a PGM (Procuradoria Geral do Município), em processo burocrático, que leva um ou mais dias para registro e homologação do documento entre sindicato e prefeitura. Assim, amanhã cedo ainda teremos o contingente dos 30% que estavam atendendo. Após é que vem ser efetivado a totalidade”, disse.

O presidente detalhou a proposta como até vantajosa ou em avanço para quem vem a tempos buscando negociação. “Foi acordado quanto ao reajuste, que vai ser negociado a partir do próximo mês de agosto. Mas não foi definido um percentual, que havia sido citado antes, com pelo menos o índice da inflação, que deveria chegar 8%. Mas temos o compromisso da administração do período, que nunca havia sido mencionado. Eu me sinto aliviado com desfecho das negociações, pois foi moroso, sendo mais de 40 reuniões com o executivo. Além de que as reivindicações já são antigas, como melhor salário e de condições de trabalho. Avançamos em não perder o que já vínhamos ganhando e queriam retirar, e de formalizar o período para fazer a negociação do reajuste para Agosto”, comentou Valdir.

Mudou - A Prefeitura de Campo Grande encaminhou na tarde desta quarta-feira, nova proposta aos médicos que atuam na rede municipal de saúde a fim de chegar a um acordo e por fim na greve.

O sindicalista disse hoje pela manhã ao Campo Grande News, que ontem, a categoria havia rejeitada proposta da prefeitura, justamente por não haver uma previsão, um período, data fixada quanto ao reajuste. “Vamos analisar esta proposta junto com a categoria, mas penso ser positiva por conta do compromisso hoje da categoria receber o reajuste salarial, além das outras coisas que nos foram tiradas”, falou Valdir.

Além da data do reajuste, a proposta prevê: o retorno pleno de todas as gratificações médicas, a partir do dia 1º de junho de 2015, com pagamento até o 5º dia útil de julho, com a folha de junho; pagamento dos atrasados das gratificações em seis (06) parcelas, a partir de julho; abono dos dias parados, com pagamento das gratificações e produtividades, baseadas em média dos meses fevereiro, março e abril; cancelamento do processo e multa; envio de projeto de lei transformando a referência do médico de 15 para 17.

"Me sinto aliviado com desfecho das negociações", diz presidente do Sinmed, Valdir Siroma (Foto: Fernando Antunes)
"Me sinto aliviado com desfecho das negociações", diz presidente do Sinmed, Valdir Siroma (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias