ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Meia hora antes do encerramento, paciente não consegue ser vacinada contra covid

Servidores que atuam nas unidades básicas são os mesmos que fazem plantão nas unidades 24h, diz Sesau

Lucia Morel e Cleber Gellio | 23/11/2022 18:12
Priscila HIga procurou o posto de saúde porque acreditava que o atendimento seguia até às 17h. (Foto: Alex Machado)
Priscila HIga procurou o posto de saúde porque acreditava que o atendimento seguia até às 17h. (Foto: Alex Machado)

Às 16h30 de hoje, a autônoma Priscilla Higa, de 29 anos, deu com a “cara na porta” ao tentar tomar vacina contra covid-19 esta tarde na UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de agosto, localizada no Bairro São Francisco. Ela soube hoje que a vacinação havia sido ampliada para sua idade, e como o horário previsto de atendimento é até 17h, ela acreditou que conseguiria ser vacinada.

A preocupação dela é com a avó de 75 anos que mora com ela. Tinham quatro pessoas em sua frente na fila para serem vacinadas, mas ela não conseguiu tomar sua dose. “Cheguei aqui a tempo, mas eles já estavam fechando e fiquei sem”, relatou.

Para ela, a situação é bastante desconfortável, porque procurou a unidade em um dos únicos horários que ela pode, porque trabalha.

O horário de atendimento na unidade é até às 17h, mas a vacinação segue até 16h45, que se deve à necessidade da unidade realizar o lançamento de doses aplicadas e fazer a contagem do estoque das doses disponíveis.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) foi procurada e informou que “quando chega perto do horário de encerramento da vacinação, a unidade começa a distribuir senhas para garantir que o atendimento não ultrapassará o horário, porque os servidores que atuam nas unidades básicas são os mesmos que fazem plantão nas unidades 24h”.

Também informou que “hoje foi um dia de bastante movimento no 26, então às 16h30 as senhas já tinham sido distribuídas”, ressaltando que Priscila “pode procurar a unidade também aos sábados, que será aplicada a vacina, já que o local funciona com plantão de vacinação”.


Nos siga no Google Notícias