A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

28/03/2014 11:28

Menor chefiava grupo que furtou 25 casas e tinha vida de alto padrão

Graziela Rezende
Parte do grupo que cometeu vários crimes. Foto: Simão NogueiraParte do grupo que cometeu vários crimes. Foto: Simão Nogueira

O adolescente de 17 anos, chefe da quadrilha que praticou ao menos 25 furtos em casas de alto padrão nos bairros Carandá Bosque, Vilas Boas, Jardim Itatiaia e Rita Vieira, entre outros, possuía uma vida de alto padrão. Segundo o delegado Márcio Shiro Obara, responsável pelas investigações, ele fomentava o tráfico de drogas e anabolizantes, distribuindo para diversos traficantes.

“O que nos chamou a atenção neste caso é que o adolescente, mesmo não trabalhando, tinha dois veículos Vectra e uma moto XT 660-r, todos avaliados em mais de R$ 50 mil. Ele, no entanto, não era nem habilitado para dirigir e ainda, conforme apurou o Ministério Público, era estimulado pela mãe que avaliava as jóias e pertences furtados”, afirma o delegado.

Com o dinheiro das jóias, entregues a receptadores que estão sendo investigados, a quadrilha adquiria entorpecentes e entregava para traficantes. Estes, por sua vez, levavam e encomenda para “boqueiros” do bairro Tiradentes e adjacências. “Tenho certeza que a identificação dessas 12 pessoas e prisão de dez causará impacto no comércio de drogas, pois eles abasteciam em diversos locais”, diz o delegado.

Prisões - O grupo começou a ser investigado em janeiro deste ano, quando houve a prisão em flagrante de Luciano Mendes Reis, 19 anos. Ele estava em posse de uma arma calibre 38 e dirigindo um Fiat Siena com placas de Mato Grosso. A investigação então apontou que o revólver havia sido furtado no dia anterior, em Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros da Capital.

Já o veículo estava relacionado em diversas ocorrências de furto. Luciano confessou o furto da arma, R$ 40 mil em jóias e diversos eletrônicos de uma casa, com o auxílio do adolescente de 17 anos. Ele possui mais de 30 ocorrências de furto em residências de alto padrão, além do jovem da mesma idade.

Modo de agir - Além dos veículos do adolescente, eles usavam um carro Peugeot 307 e outro GM Celta, para não levantar suspeitas. Integrantes passavam o dia verificando locais suspeitos e tocavam o interfone. Caso ninguém atendesse, arrombavam o portão social e praticavam o crime. Ao contrário, simulavam um erro e iam embora.

Com tais informações, o Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) deflagrou a operação Vacancy. Felipe Gomes Nicolau, 22 anos e um terceiro adolescente foram presos em flagrante, quando faziam um “limpa” em uma casa da Vila Morumbi.

Gabriel da Silva Gonçalves, 20 anos, que possui envolvimento direto com o tráfico de drogas e de anabolizantes também foi preso em posse de maconha. O próximo a ser pego foi o receptador Frederico Madureira Amador, 27 anos, o “Fred”. O traficante Lucas Gomes Cardoso, 19 anos, o “net”, foi pego em seguida. Ele estava com cocaína, uma pistola 380, munições e objetos furtados.

O casal Paola de Paula Vieira, 19 anos e Wendreo Barbosa de Medeiros, 18 anos, foram flagrados com os objetos e o homem inclusive com 150 kg de maconha, sendo autuado em flagrante. A mãe do adolescente também foi indiciada por ser conivente com as ações do filho, deixando a sua casa se transformar em uma boca de fumo e avaliando as jóias furtadas.

O Grupo será indiciado pelos crimes de furto qualificado e formação de quadrilha, entre outros crimes. A Polícia busca agora os dois foragidos.

Objetos recuperados pela Polícia. Foto: Simão NogueiraObjetos recuperados pela Polícia. Foto: Simão Nogueira
Veículos apreendidos na sede do Garras. Foto: Simão NogueiraVeículos apreendidos na sede do Garras. Foto: Simão Nogueira
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


Parabéns a equipe do GARRAS!
 
GILBERTO P PEREIRA em 28/03/2014 16:21:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions