ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Menos de 24 horas após ir para cela 17, Jerson Domingos deixa Centro de Triagem

Conselheiro do TCE-MS foi preso ontem pela Operação Omertà e Tribunal de Justiça concedeu liberdade hoje

Anahi Zurutuza e Henrique Kawaminami | 19/06/2020 09:22
Conselheiro Jerson Domingos (de camisa azul) deixou Centro de Triagem a pé acompanhado do advogado André Borges (Foto: Henrique Kawaminami)
Conselheiro Jerson Domingos (de camisa azul) deixou Centro de Triagem a pé acompanhado do advogado André Borges (Foto: Henrique Kawaminami)

O conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso de Sul), Jerson Domingos, deixou há pouco o Centro de Triagem Anísio Lima, no Complexo Penal de Campo Grande. Ele chegou à unidade por volta das 15h de ontem (18) depois de ser preso em fazenda de Rio Negro em cumprimento a um dos mandados de prisão preventiva expedido para a fase 3 da Operação Omertà.

Jerson não falou com a imprensa e saiu caminhando ao lado do advogado André Borges. O presídio foi comunicado por volta das 5h30 de hoje sobre o habeas corpus concedido pelo desembargador Vladimir Abreu da Silva durante o plantão judiciário desta madrugada, às 4h59, conforme cadastramento feito no sistema on-line do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

André Borges repetiu o que já havia dito ao Campo Grande News. “O Tribunal, como sempre, atuou com celeridade e eficiência, garantindo a liberdade a um homem bom, da paz e companheiro de todas as horas”.

Argumentos - No habeas corpus, a defesa alega constrangimento ilegal e argumenta que Jerson “é personagem meramente secundário de tudo o que foi apontado pelo Gaeco [Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado]” e que teve a prisão decretada “em razão de parentesco com outros investigados”.

O desembargador, por sua vez, entendeu que não há elementos para mantê-lo preso. Em resumo, para o magistrado, não é possível presumir que o conselheiro integre organização criminosa por ser parente de Jamil Name e o filho, Jamil Name Filho, os principais alvos da Omertà, e proximidade com Fahd Jamil, poderoso empresário da fronteira que também teve a prisão preventiva decretada nesta fase operação. Jerson é irmão de Tereza Name e, portanto, cunhado de Jamil e tio de Jamilzinho.

“Não se está a dizer que os fatos não merecem investigação aprofundada e produção de provas em juízo, porém, os elementos constantes até o momento não são robustos o suficiente para autorizar a manutenção da prisão”, ressalvou Vladimir Abreu da Silva na decisão.

Mais decisões – O mesmo desembargador plantonista determinou hoje a soltura de Cinthya Name Belli, sobrinha dos Name, e de Benevides Cândido Pereira, funcionário da família.

Nos siga no Google Notícias