ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Mesmo com frio mais intenso, cai o número de atendimentos nas UPAs este ano

Quadro comparativo com o mesmo período de 2016 revela 2.854 atendimentos a menos em 2017

Lucas Junot | 21/07/2017 13:32
Mesmo com frio mais intenso, cai o número de atendimentos nas UPAs este ano
UPA Coronel Antonino registrou o maior número de atendimentos nos dias mais frios do ano (Foto: Lucas Junot)

Mesmo com o frio mais intenso, entre os dias 18 e 20 de julho, o número de atendimentos nas UPA (Unidades de Pronto Atendimento) e CRS (Centro de Regional de Saúde) diminuiu em este ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde, divulgados nesta sexta-feira (21) revelam que 6.381 atendimentos foram realizados nas unidades nos dias 18, 19 e 20, os dias mais frios do ano. No ano passado, o mesmo período registrou 9.235 atendimentos, 2.854 a mais.

De acordo com o coordenador de Urgência da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Públicas), Yama Higa, a demanda de paciente com doenças respiratórias aumenta e em alguns casos, pacientes apresentam sintomas agudos.

Higa explica que nesta época do ano, baseada no histórico do registro de atendimentos, a Sesau já espera a lotação das unidades. “É grande o número de crianças para atendimento e idosos também sofrem bastante”.

Este ano, Campo Grande passou ainda a dispor mais uma UPA, localizada no bairro Santa Monica, onde 400 pessoas foram atendidas nesses três dias. O maior movimento registrado pela Sesau foi na UPA Coronel Antonino, com 1.250 atendimentos, seguida da Vila Almeida, com 963 e Universitário, com 776.

Na Santa Casa de Campo Grande, o pronto socorro atendeu, de segunda a quinta-feira desta semana, 35 vítimas de acidentes de moto. Um número que comparado com a semana passada, entre os dias 10 e 13 de julho, em que foram atendidos 56 pacientes, mostra uma redução de 21 pessoas. Na semana de frio, a Santa Casa atendeu 61 pacientes vitimados por acidentes de trânsito em geral e na semana passada foram 73 atendimentos.

Diariamente, o hospital atende vítimas de todos os tipos de acidentes, em casos de média e alta complexidade, sendo que, nos seis primeiros meses de 2017 foram atendidos nesta condição 3306 pessoas, perfazendo uma média mensal de 551 atendimentos mês. Esta realidade faz com que as médias diárias do pronto-socorro aumentem se comparadas às do ano anterior, fato mais perceptível em feriados prolongados.

Do dia primeiro de janeiro ao dia 31 de dezembro do ano de 2016 foram realizados 7.079 atendimentos a vítimas de trânsito na urgência e emergência, o que compõe uma média mensal de 590 atendimentos mês. No ano anterior, de 2015, foram 6.348 atendimentos, uma média mês de 529 vítimas. Observa-se um aumento de 700 pessoas a mais no ano e 61 vítimas a mais, todos os meses.

Nos siga no Google Notícias