Mesmo com prioridade, só 56 mil se vacinaram contra a gripe na Capital
Vacina foi liberada para toda a população devido à baixa procura
Campo Grande recebeu 200 mil doses de vacina para proteger grupos prioritários da influenza, o vírus que causa a gripe, mas só 56 mil pessoas foram imunizadas até agora.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Os números foram informados nesta manhã (26) pela secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, após o anúncio da liberação da vacina para toda população – exceto crianças com menos de 6 meses.
- Leia Também
- Decreto prevê contratações temporárias e remanejamento de servidores na Saúde
- Liberada, vacina contra gripe estará disponível em igreja no domingo
Os 56 mil representam apenas um terço do total de pessoas que já poderiam ter sido vacinadas com prioridade, de acordo com a secretária.
Fazem parte do grupo prioritário crianças de seis meses a cinco anos completos, gestantes, puérperas, idosos e povos indígenas, entre outros.
Liberação - A vacina será liberada para todos a partir deste domingo (27).
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), um ponto de atendimento será montado no primeiro dia na Igreja Universal de Campo Grande (Avenida Mato Grosso, 921, Centro) para imunizar contra a gripe, entre as 9h e 14h. Nos próximos dias, a dose poderá ser procurada em qualquer unidade básica de saúde.
A medida, segundo a pasta, é uma resposta à baixa procura pelo grupo prioritário e serve para "bloquear" a transmissão da doença.
"A intenção de vacinar toda a população é uma intenção de bloqueio. As pessoas que não têm comorbidade podem ter a doença assintomática e mesmo assim elas a transmitem. O maior número de pessoas precisam ser vacinadas para a gente tentar diminuir a circulação do vírus", explicou representante da secretaria nesta manhã.
Apoio - A SES (Secretaria Estadual de Saúde) vai apoiar a ampliação do número de vacinados na Capital trazendo cinco carros e 15 enfermeiros de cidades do interior de Mato Grosso do Sul, ainda de acordo com Rosana.
O objetivo é usá-los em ações de vacinação itinerantes, como em escolas e shoppings, por exemplo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.