ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  08    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Ministro do STF mantém no ar blog de jornalista de MS e critica censura

Nyelder Rodrigues | 05/05/2017 19:31

O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu a ordem da Justiça local de retirada do ar do Blog do Nélio, editado pelo jornalista de Campo Grande, Nélio Brandão, em decisão proferida na quarta-feira (3) pelo ministro Dias Toffoli, que também criticou a censura imposta, afirmando que veículos digitais e blog também devem ter liberdade de comunicação.

A ordem de retirada partiu de pedido feito pela ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público), que alegou "sofrer ataques de setores da mídia, notadamente sites e blogs de alcance local e regional".

O pedido foi acatado pelo juiz da 2ª Vara Cível de Campo Grande, Paulo Afonso de Oliveira, em 6 de abril, sendo publicado no dia seguinte, justamente o Dia do Jornalista, há um mês. A decisão, inclusive, foi comemorada pela presidente da associação dos promotores de Mato Grosso do Sul, em nota.

Entretanto, Nélio Brandão, que é jornalista há 28 anos e tem passagens por grandes veículos do Estado recorreu da decisão e conseguiu manter o blog no ar, contando agora com liminar do STF favorável a continuidade do trabalho.

"Toda a lógica constitucional da liberdade de expressão e da liberdade de comunicação social aplica-se aos chamados 'blogs jornalísticos' ou 'jornalismo digital', o que resulta na mais absoluta vedação da atuação estatal no sentido de cercear, ou no caso, de impedir a atividade desempenhada", frisou Toffoli na decisão.

Na decisão do juiz Paulo Afonso, foi determinada a prisão por desobediência de Nélio caso o blog não fosse retirado do ar. Antes disso, em 2016, a associação já havia processado o jornalista, sendo que a Justiça pediu a R$ 1 mil de multa por matéria publicada sobre o Ministério Público do Estado.

Nos siga no Google Notícias