A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

29/12/2013 11:38

Morador se revolta com focos de dengue em rua cheia de carros velhos

Aliny Mary Dias e Graziela Rezende
Carcaças ficam espalhadas em duas quadras da Rua (Foto: Marcos Ermínio)Carcaças ficam espalhadas em duas quadras da Rua (Foto: Marcos Ermínio)

Em plena época de chuvas em Campo Grande, quando os alertas para a prevenção à proliferação do mosquito da dengue aumentam, uma rua do bairro Guanandi é um reservatório de água parada a céu aberto e põe em risco a saúde dos moradores.

As dezenas de carros que pertencem a um ferro velho e ficam espalhadas em duas quadras da Rua Jatobá revoltam quem vive no local. Se já não bastasse a falta de local para estacionar ou a imagem negativa deixada pelas carcaças, restos de lixo orgânico e recipientes que acumulam água tomam conta da rua.

Dentro dos veículos é possível encontrar frutas apodrecidas, cenário perfeito para a proliferação do mosquito flebótomo, transmissor da Leishmaniose, e locais com bastante água parada, um chamariz ao Aedes aegypti.

Diante da situação, o que sobra aos moradores são reclamações. A dona de casa Maria José Martins, 50 anos, conta que mora há 30 anos no bairro e desde que os carros foram colocados na rua o terreno dela desvalorizou bastante.

Maria reclama dos carros e diz que terreno desvalorizou (Foto: Marcos Ermínio)Maria reclama dos carros e diz que terreno desvalorizou (Foto: Marcos Ermínio)
José se defende e afirma que carros ficam na rua temporariamente (Foto: Marcos Ermínio)José se defende e afirma que carros ficam na rua temporariamente (Foto: Marcos Ermínio)

“Com tanta reclamação, o dono do ferro velho tirou os carros, mas logo em seguida colocou de volta”, dispara.
Entre os carros há de tudo, jipes, chevetes, relíquias e carros até com placas de Salvador, na Bahia. O dono do estabelecimento que ocupa dois terrenos da rua se defende dizendo que os carros ficam na rua temporariamente.

“Tenho bastante carro de freguês que fica aqui para trocar motor ou peça, depois saem. E a vigilância sanitária está constantemente aqui e a minha ficha é limpa”, afirma José Ferreira, de 65 anos.

Sobre o sucesso entre aqueles que buscam peças e as reclamações de vizinhos, José escolhe o lado daqueles que fizeram o negócio ser sucesso. “Eu comecei com uma funilaria e mecânica e quando vi já tinha o ferro velho. Eu sou referência, tem gente que vem de fora da cidade para comprar comigo. Sobre as reclamações, são vizinhos que não gostam de mim”, justifica.

Apesar de negar os problemas, José garantiu à reportagem que irá fazer uma limpeza no local e os carros que não puderem ser aproveitados irão ser encaminhados para a fundição.



Acontece que sempre existiu esse ferro velho e os carros são todos dele, já foram lá multaram ele tiraram todos os carros que estavam na rua, mas logo em seguida tudo voltou e já tem mais de ano e ninguém faz nada porque esse senhor não respeita ninguém nem as nossas leis.
Precisamos que um órgão competente vá até o Guanandi, porque lá existe vários ferros velhos e ninguém respeita os moradores, colocando essas sucatas nas ruas, trazendo grandes transtornos e proliferando doenças a todos os moradores.
PODER PÚBLICO SOCORROOOOOO VENHA AO GUANANDI URGENTEEEEE...........
 
Carlos Espindola em 31/12/2013 09:43:21
Sou moradora do Guanandi,e posso garantir que esses carros sempre estão ali,e não é só esse ferro velho,existem outros no bairro também que precisam ser notificados,é a nossa saúde que esta em risco.Fora que realmente desvalorizam o bairro também.
 
Ana Thomaz em 30/12/2013 12:18:46
sem contar com o pé de manga que tem em cima da sucata, que quando cai apodrecem e viram alimentos pra bichos peçonhentos e criadouro de mosquito da leishmaniose. O poder público demorou pra interditar esse local e providenciar uma limpeza urgente.
 
Wilson Galeano em 30/12/2013 10:24:59
e verdade em todo bairro este senhor tem carro esparramado.
sempre esta certo nunca ta errado!
façao algo por nos.
 
joao silva em 30/12/2013 10:09:06
É mentira desse porco, pq eu conheço o bairro guanandy desde que era favela,
e esse porco ja estava instalado ai. Graças a Deus que nao moro mais ai, moro em um lugar que nao tem esse problemas, e lá tem presidente de bairro. Acho que ai ta precisando é de um presidente de bairro para organizar isso ai,.,.,.,
 
Daniel Martins em 30/12/2013 08:59:50
TEM QUE SER TOMADAS MEDIDAS PARA QUE O DONO DESSE COMERCIO NÃO FAÇA DA RUA UMA EXTENSÃO DE SEU ESTABELECIMENTO, POIS TEMOS QUE PRESERVAR PELO DIREITO DE TODOS ONDE GANHA A COLETIVIDADE, NÃO É UMA CASO SÓ DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA PASSAR POR LÁ,POIS SÃO VEÍCULOS QUE NÃO ESTÃO EM CONDIÇÕES DE USO E SE ACONTECER O ACIDENTE QUEM PAGA O CONSERTO? TEM QUE SER VERIFICADO ATÉ SE ELE TEM ALVARÁ PARA FUNCIONAR E AGETRAN VERIFICAR O ESTACIONAR DA VIA.
 
luiz carlos em 29/12/2013 20:22:31
Mentira desse senhor ai. Moro três quadras pra baixo, quando a policia vem, ele retira os carros, mas quando a policia vira as costas ele já coloca tudo de volta na rua, é sempre assim.
 
Luan Delmondes em 29/12/2013 19:58:15
Realmente é uma NOJEIRA, PODRIDÃO... Cobrar o IPTU, um dos mais caros do país, a prefeitura sabe, junta-se aí os outros impostos, e sempre foi essa porcaria.
 
Silvio Cesar em 29/12/2013 19:46:28
no meu ponto de vista, a obrigação é da prefeitura fiscalizar e notificar esses moradores que acha que podem fazer o que quiser e depois ficam cobrando do poder publico. mais os mesmos não se enxergam da sua própria limpeza e do lugar onde vive.
A prefeitura tem é mais que tomar esses ferro velho e lixo da rua doa a quem doer.
 
newton afonso em 29/12/2013 17:21:25
Desde sempre esse local foi deposito de LIXO, esse senhor não respeita ninguém.
 
janice paiva em 29/12/2013 16:53:38
isso é mentira que só fica temporariamente é o tempo todo e quando queremos passar temos que esperar a boa vontade deles sairem da rua,que alem dos carros eles ficam também,esta faltando respeito com nos do guanandi,o poder publico tem que tomar providencias mais serias,nos ficamos a merce de tudo,aqui no bairro todos ja tiveram dengue e pessoa com leishemaniose nos ajude poder publico socorro
 
luci neide gonçalves em 29/12/2013 14:43:58
e o bernal:????? agora já é época dos mosquitos e o prefeito já tem quase um ano de mandato porque não fez nada por campo grande??? porque falou tão mal da gestão passada?????
 
ELY MONTEIRO em 29/12/2013 12:26:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions