ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Moradores enfrentam longa fila para pagar habitação na Capital

Reclamação é de que não conseguem pagar, mesmo dentro do prazo da primeira parcela

Guilherme Correia e Beatriz Magalhães | 10/01/2022 12:11
Contribuintes reclamam de ficar sob o sol, nesta manhã, para fila de pagamento. (Foto: Direto das Ruas))
Contribuintes reclamam de ficar sob o sol, nesta manhã, para fila de pagamento. (Foto: Direto das Ruas))

Na manhã desta segunda-feira (10), último dia de pagamento da primeira parcela de loteamento da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) em Campo Grande, moradores formaram fila em prédio do órgão para efetuar o pagamento e reclamam de falta de organização.

Por volta das 11h30, quando a equipe de reportagem chegou no local, havia cerca de 30 pessoas do lado de fora, sob a luz do sol e sem distanciamento social, incluindo idosos e crianças acompanhadas.

José reclama da demora na fila para fazer o pagamento. (Foto: Marcos Maluf)
José reclama da demora na fila para fazer o pagamento. (Foto: Marcos Maluf)

O auxiliar de serviços gerais José França, de 59 anos, relata que a fila estava bem grande quando chegou, por volta das 8h. “Não consigo pagar pelo banco, tenho que esperar 24 horas para a emissão do boleto, que é emitido aqui, para conseguir pagar na lotérica. O vencimento para pagar termina hoje e se não pagar, não tem desconto.”

O vigilante Ataliba Trela, de 64 anos, mora na zona rural de Campo Grande e estava no local desde às 9h, para pagar o imposto dele e de outros vizinhos que não conseguem se deslocar até a cidade. Ele esperou na fila e quando chegou sua vez, descobriu que precisava pegar uma senha e teve de retornar ao final novamente.

Ataliba reclama que teve de voltar ao final da fila, pois não sabia que precisava de senha. (Foto: Marcos Maluf)
Ataliba reclama que teve de voltar ao final da fila, pois não sabia que precisava de senha. (Foto: Marcos Maluf)

Todo ano é a mesma espera, a mesma confusão para poder fazer o pagamento do boleto, e só consigo pagar aqui.”

Adeilton da Rocha, de 38 anos, que trabalha em um sítio, conta que emitiu boleto na sexta-feira (7) e, passadas as 24 horas solicitadas pela Amhasf, não conseguiu pagar no sábado (8). “Não tem como pagar pelo banco sem fazer o pagamento da primeira parcela, só quando você faz a primeira parcela, o banco libera do pagamento das demais parcelas, por meio do aplicativo.”

Adeilton tenta pagar o loteamento há três dias. (Foto: Marcos Maluf)
Adeilton tenta pagar o loteamento há três dias. (Foto: Marcos Maluf)

Segundo ele, foi dito que o primeiro pagamento tem de ser feito no órgão público, mas não houve aviso prévio. “O vencimento da primeira parcela é hoje e se não pagar hoje, perde o desconto. O negócio não é nem perder o desconto, mas eles fazem esperar, sendo que a pessoa quer pagar e tem o dinheiro para pagar."

A reportagem solicitou à Amhasf uma nota sobre as reclamações citadas, que respondeu, por meio de nota, que a situação já se encontra normalizada.

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários esclarece que, devido ao grande fluxo de emissões de boletos próximos às datas de vencimento, ocorreu um atraso no envio das informações para o sistema informatizado. É recorrente a situação em que mutuários deixam para pagar as prestações no dia do vencimento, o que causou a aglomeração na manhã desta segunda-feira (10), entretanto, a situação já foi normalizada. 

A Amhasf está providenciando tenda e mais cadeiras para este atendimento atípico ao longo da semana. Ressalta-se que os mutuários que não conseguiram pagar os boletos devido à falha sistêmica, não serão prejudicados e serão mantidos os descontos de juros e multas, conforme a situação contratual.

Direto das Ruas - A história chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

(*) matéria editada às 16h17 para acréscimo de resposta da Amhasf.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias