ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Moradores ficam revoltados sem carnês para pagar casa popular

Aliny Mary Dias | 10/06/2013 13:01
Dona de casa não conseguiu emitir boleto  (Foto: Cleber Gellio)
Dona de casa não conseguiu emitir boleto (Foto: Cleber Gellio)
Elizete demorou toda a manhã para conseguir o boleto (Foto: Cleber Gellio)
Elizete demorou toda a manhã para conseguir o boleto (Foto: Cleber Gellio)

Reclamações, longas filas, demora e até uma pessoa desmaiada foi o cenário encontrado por quem foi até a Emha (Agência Municipal de Habitação de Campo Grande) na manhã desta segunda-feira (10). A maioria dos carnês das casas populares terminou em maio e as pessoas que procuraram a agência para emissão de um novo boleto tiveram problemas.

O presidente da Comunidade Organizada em Defesa da Moradia nas Ocupações Irregulares, Valdo Pereira, afirma que às 8 horas de hoje o prédio estava lotado e a fila chegou até a calçada.

O problema aconteceu porque a maioria dos carnês emitidos ano passado terminaram  e a Prefeitura da Capital teria informado aos moradores que novos carnês seriam enviados para as residências.

“O que acontece é que ninguém recebeu esses novos carnês e tiveram que vir aqui pegar um novo”, explica. A situação piorou porque até o ano passado a sede da Emha recebia os pagamentos, hoje os boletos são emitidos no local, mas devem ser pagos em Casas Lotéricas.

Uma segunda opção para os moradores era recorrer à recuperadora de crédito RDM, terceirizada da Prefeitura e que recebia os pagamentos. Entretanto, a empresa fechou as portas na última semana alegando dívida da Prefeitura no valor de R$ 4,7 milhões.

Divina dos Santos, de 36 anos, procurou a sede da Agência logo cedo para pagar a prestação da casa da mãe. Depois de enfrentar 1 hora na fila, a dona de casa foi informada que teria que procurar a RDM para emissão de um boleto, após encontrar as portas fechadas, Divina voltou à sede da Emha e não encontrou solução.

“Eles me passaram um número da prefeitura para ligar daqui 1 semana. Eu não sei o que fazer, me mandaram de um lugar para o outro e não consegui pagar”, desabafa Divina.

A dona de casa Elizete da Silva, de 57 anos, conta que ficou das 8 da manhã até às 11 horas esperando atendimento. A mulher explica que logo no início do dia, uma pessoa chegou a desmaiar por conta da confusão e teve que ser atendida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

“Estava uma loucura isso aqui, eu até saí de dentro porque tenho pressão alta e fiquei com medo de passar mal”. Elizete conseguiu a emissão do novo carnê no fim da manhã e o débito só pode ser quitado em uma lotérica.

O presidente da entidade que representa os moradores das casas populares afirma que irá procurar a Prefeitura para que a situação seja regularizada. “As pessoas têm que ir em vários lugares, gastam dinheiro com passe de ônibus e muitas não estão conseguindo emitir os boletos”, explica.

O Campo Grande News foi atendido pela gerência da Emha que informou que houve um aumento nos atendimentos por ser segunda-feira. Sobre os problemas com emissão de boleto enfrentados por vários moradores, a agência informou que não poderia comentar sobre o assunto.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, mas a informação é que a pessoa responsável pelo assunto não estava no momento.

Nos siga no Google Notícias