ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Morre em Campo Grande a escritora de culinária Iracema Sampaio, aos 73 anos

Marta Ferreira | 07/08/2011 08:58
Iracema Sampaio, que faleceu ontem, em Campo Grande, aos 73 anos. (Foto: Arquivo)
Iracema Sampaio, que faleceu ontem, em Campo Grande, aos 73 anos. (Foto: Arquivo)

Morreu ontem à noite em Campo Grande, a escritora e especialista em culinária regional Iracema Sampaio, aos 73 anos. Ela estava internada no Hospital Regional Rosa Pedrossian desde quarta-feira, em tratamento contra um câncer descoberto em novembro de 2009.

O corpo de Iracema está sendo velado no cemitério Jardim das Palmeiras e vai ser sepultado às 15h.

Baiana de nascença e radicada em Mato Grosso do Sul, Iracema era reconhecida como culinarista há bastante tempo. Desde a década passada, dedicou-se a escrever livros sobre a importância de culturas como a mandioca na comida típica brasileira, transformando-se em referência nos estudos sobre os regionalismos na alimentação.

Ela publicou quatro títulos sobre o tema: “Resgate da cultura culinária de Mato Grosso do Sul”, “Manioca”, reunindo receitas à base de mandioca de várias partes do Brasil, e “Vivendo e aprendendo”, com dicas culinárias originárias da tradição interiorana; e “Milho – sabor do Brasil”.

Iracema era viúva do ambientalista Francisco Anselmo Gomes de Barros, morto em 2005, aos 65 anos, após atear fogo no próprio corpo durante um protesto contra a aprovação de leis que permitia a instalação de usinas de álcool em parte do Pantanal.

Nos siga no Google Notícias