ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Morto em confronto, “G7” já foi apontado como mediador de “tribunal do crime”

O caso aconteceu em 2018. A vítima foi “julgada” e "condenada" pelos criminosos, mas conseguiu escapar antes de ser executada

Geisy Garnes | 28/08/2020 17:42
Cleyton já foi apontado como mediador de um dos “Tribunal do Crime”, mas nunca foi preso (Foto: Redes sociais)
Cleyton já foi apontado como mediador de um dos “Tribunal do Crime”, mas nunca foi preso (Foto: Redes sociais)

Principal alvo da operação realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) nesta sexta-feira (28), Cleyton dos Santos Medeiros, de 30 anos, morto em troca de tiros com a polícia durante a ação, já foi apontado como mediador de um  “tribunal do crime” do PCC (Primeiro Comando da Capital) em Campo Grande.

O caso aconteceu em 2018. A vítima foi “julgada” e "condenada" pelos criminosos, mas conseguiu escapar antes de ser executada. Cleyton, conhecido como “G7” ou “Doido”,  nunca foi preso por participação no crime.

Entenda - No dia 25 de junho daquele ano, “Mascote” foi sequestrado por integrante do PCC. Seis suspeitos tiraram a vítima de casa, no Vila Nhanhá, e a levaram para a primeira cantoneira, como a facção chama a casa usada como cativeiro, no Jardim Noroeste.

Para a polícia, a vítima afirmou que os autores do crime estavam armados com facas e revólveres e a ameaçaram para que entrasse em um carro. De rosto coberto, “Mascote” foi levado até a residência e lá torturado, ferido com golpes de faca, socos, coronhadas e pauladas.

Segundo a denúncia do Ministério Público, a vítima foi integrante da facção, mas se desligou do crime e passou a ser acusada de ser “informante da polícia”. Por isso foi sequestrada, torturada e julgada pelo grupo criminoso.

Cleyton, conforme as investigações, foi o responsável por coordenar a videoconferência e mediar o julgamento de “Mascote” com os líderes da facção, todos internos do sistema carcerário. Ao fim do “tribunal do crime”, o ex-integrante do grupo foi condenado à morte.

Após a ordem, um dos criminosos tentou decapitar a vítima com um golpe de facão, mas não conseguiu. Mesmo ferido, com um corte profundo na nuca, “Mascote” aproveitou o descuido dos sequestradores, pegou uma barra de ferro e atingiu o homem mais próximo.

Com a confusão, conseguiu pular a janela, saiu correndo pela rua e acabou atropelado. O acidente chamou atenção de convidados de uma festa que acontecia na região, que saíram para socorrer a vítima. O movimento “espantou” os criminosos. “Mascote” foi socorrido, mas após receber os primeiros atendimentos, fugiu da unidade de saúde.

No dia seguinte, foi novamente encurralado e agredido pelos autores, mais uma vez, conseguiu escapar e pediu socorro na 5ª Delegacia de Polícia Civil.

Quatro envolvidos no crime foram presos em flagrante. Outros quatro, entre eles Clayton, foram identificados pela polícia e indiciados pelos crimes. Em maio deste ano, após audiências na 2ª Vara do tribunal do Júri, todos os suspeitos foram absolvidos da acusação de tentativa de homicídio e impronunciados pela associação criminosa.

Equipes do Bope durante operação desta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)
Equipes do Bope durante operação desta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)

Tráfico – Em 2013, Cleyton também foi preso por tráfico de drogas. Ele e outros três suspeitos foram encontrados com papelotes de maconha e cocaína em uma casa do Bairro Marcos Roberto. Na época, o local era apontado como ponte de distribuição de entorpecentes para todo a região. No ano passado, foi condenado a seis anos de prisão em regime aberto pelo crime.

Além disso, ele tinha passagens por posse irregular de arma de fogo, violência doméstica e por entregar veículo a pessoa não habilitada.

A ação - “G7” estava na casa da namorada, no Bairro José Abrão, região noroeste de Campo Grande, quando foi surpreendido pelos policiais e tentou usar contra as equipes uma pistola 9 milímetros. Os militares revidaram e o balearam. O suspeito chegou a ser levado para socorro na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida, mas já chegou morto, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Segundo a investigação, ele exercia a função de “sintonia geral do progresso” do PCC em Mato Grosso do Sul, ou seja, era o “responsável pelo gerenciamento das atividades criminosas que geram lucro a facção", entre elas tráfico de drogas.

Conforme o Ministério Público, os “sintonias” também têm como responsabilidade fazer a comunicação entre os “gerais”, que formam a cúpula de comando, com o restante dos integrantes da facção. São eles que distribuem, por exemplo, os chamados “salves”, ordens dadas pelos “chefões”. Também são quem gerenciam as bocas de fumo, controlam a venda de drogas no varejo.

A Operação Regresso foi às ruas e presídios de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (26) para cumprir mandados de prisão contra 88 pessoas identificadas como integrantes do PCC, mas terminou a manhã só com um quarto dos mandados cumpridos, 26 no total.

Nos siga no Google Notícias