A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

01/12/2018 13:56

MP abre inquérito que cobra a retomada na coleta de sangue na Santa Casa

Unidade suspendeu o recebimento de doações desde fevereiro para reformas no prédio, mas a interdição comprometeu o estoque de sangue para pacientes atendidos nos hospitais da Capital

Adriano Fernandes
Núcleo de coleta fechado em reforma, fica no cruzamento das ruas das ruas Eduardo Santos Pereira com a 13 de maio. (Foto: Kisíe Ainoã) Núcleo de coleta fechado em reforma, fica no cruzamento das ruas das ruas Eduardo Santos Pereira com a 13 de maio. (Foto: Kisíe Ainoã)

O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) instaurou um inquérito civil para acompanhar o processo de reabertura do núcleo de coleta de sangue da Santa Casa de Campo Grande.

Fechado desde fevereiro deste ano o prédio onde funcionava a unidade, no cruzamento das ruas Eduardo Santos Pereira com a 13 de maio, passa por reformas de reestruturação para receber o setor de oncologia da unidade.

A interdição, no entanto, comprometeu o estoque de sangue do Hemosul - ao qual o núcleo é vinculado -, e gerando manifestação da coordenação do órgão, cobrando a retomada do atendimento. O núcleo da Santa Casa coletava em média 50 bolsas de sangue por dia.

Em razão da solicitação o MPE por meio da 32ª Promotoria de Justiça da Cidadania e Saúde realizou reuniões com representantes do Hemosul e da Santa Casa em que ambos demonstraram interesse na reativação do Núcleo de Coleta.

A reabertura, no entanto, depende da conclusão das reformas, ainda sem dada para serem concluídas. Contudo, durante o mês de novembro a Santa Casa cumpriu medidas estabelecidas em reunião do início do mês passado e captou novos doadores para o Hemosul, suprindo, mesmo que paliativamente o estoque de sangue que deveria ser fornecido pelo hospital.

Em reunião na última segunda-feira (26) a Santa Casa também pediu prazo de mais 90 dias para daí, precisar uma data de quando o Núcleo será reabertura. O novo encontro será em março do ano que vem.

Mudança - De acordo com a Santa Casa quando reaberto o Núcleo de Coleta funcionará no antigo setor da oncologia do hospital que por sua vez, será transferido ao prédio do antigo centro de coleta.

Isso porque, ainda conforme o hospital por meio de assessoria de imprensa, a demanda de pacientes da oncologia será mais bem comportada no endereço da Eduardo Santos Pereira com a 13 de maio. Por isso a troca. O setor de oncologia atende em média mil pacientes por mês.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions