ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 24º

Capital

MP quer divulgação intensa da vacinação contra polio e sarampo

Além disso, a 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública vai acompanhar cumprimento de metas da Campanha na Nacional em Campo Grande

Danielle Valentim | 03/08/2018 13:27
Campanha vai até o 31 de agosto, mas o “dia D” de imunização ocorre no dia 18 de agosto. (Foto: Saul Schramm)
Campanha vai até o 31 de agosto, mas o “dia D” de imunização ocorre no dia 18 de agosto. (Foto: Saul Schramm)

O MPE/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) vai acompanhar o cumprimento das metas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, em Campo Grande, que começa na próxima segunda-feira (6). Além disso, por meio da 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública da Capital recomendou a intensificação na divulgação e orientação sobre a imunização contra as doenças durante todo o ano. A Prefeitura tem prazo de 10 dias, para apresentar, por escrito, medidas concretas a serem tomadas.

A abertura do procedimento administrativo e a recomendação assinados pela promotora Filomena Aparecida Depólito Fluminhan pontuam que a Prefeitura e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) serão acompanhadas, tanto no cumprimento das metas de cobertura traçadas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), como nas medidas de divulgação e mobilização para o aumento da adesão do público.

Na recomendação, a promotoria considera que, além da execução da Campanha Nacional são necessárias medidas para intensificar a orientação à população de Campo Grande sobre os riscos da polio e sarampo durante todo o ano, principalmente, diante das informações e ameaça de volta das doenças ao Brasil.

O documento pontua que alguns dos fatores que contribuem para a diminuição da procura por vacinação é o desconhecimento sobre a importância e os horários de funcionamento dos Postos/Salas de Vacinação, incompatíveis com os trabalhos das famílias.

Por fim, a recomendação pede que a Prefeitura divulgue a campanha com urgência e sugere, a televisão, rádio, jornais, cartazes ou rede sociais. Além disso, pede que grupo sejam montados, no prazo de 30 dias, para palestras e cursos. A prefeitura também tem dez dias para enviar por escritos medidas a serem tomadas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo prioriza o mínimo de 95% do público alvo, que são crianças de um até 5 anos de idade. Em MS, 158 mil crianças são do grupo de risco. Ao Campo Grande News, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que as vacinas contra o Sarampo e Poliomielite são imunobiológicos que fazem parte do calendário vacinal da criança e, por isso, estão disponíveis durante o todo o ano nas 66 unidades básicas de saúde da Sesau.

O Estado, conforme o Ministério da Saúde, recebeu 400 mil doses, que já foram distribuídas entre as unidades da Capital e interior. As UBSs e UBSFs receberão, gradativamente, mais vacinas durante a campanha. A prefeitura pontua que, para atingir as metas de vacinação, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças imunopreveníveis e devem comparecer às unidades com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro da vacina.

As salas de vacinação das unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45. A Campanha Nacional vai até o 31 de agosto, mas o “dia D” de imunização ocorre no dia 18 de agosto.

Nos siga no Google Notícias