ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

MPE abre inquérito para apurar nomeação de parente na Prefeitura

Promotoria de Justiça já investiga situação desde 2015, mas transformou o procedimento em inquérito

Mayara Bueno | 27/05/2016 09:02
Ministério Público Estadual de MS. (Foto: Arquivo)
Ministério Público Estadual de MS. (Foto: Arquivo)

O MPE-MS (Ministério Público Estadual) transformou em inquérito civil o procedimento que apura se o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), violou uma súmula do STF (Supremo Tribunal Federal), que trata sobre a nomeação de parentes no serviço público. A conversão da investigação foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público de 30 de maio, edição já disponibilizada para consulta.

Desde 2015, quando a apuração foi aberta, o MPE pediu já a relação de secretários, com a especificação da pasta que ocupa, eventual relação de parentesco com o prefeito, bem como o ato de nomeação e publicação em Diário Oficial, o que foi feito pelo Executivo Municipal, exceto pela indicação de relação de parentesco ou não.

A súmula supostamente violada fala que a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau da pessoa que nomeia, viola a Constituição Federal. No ano passado, o prefeito nomeou a cunhada, Mirtes Elaine Gonçalves Rosa, para o cargo de assessor-técnico na Funesp (Fundação Municipal de Esporte). O fato também é apurado na investigação.

Segundo os autos do processo, em ofício da Prefeitura de fevereiro deste ano, a explicação é de que a servidora seria subordinada à direção da Fundação de Esporte, e não a do prefeito.

Para a transformação da apuração em inquérito, o Ministério Público levou em consideração a necessidade de investigação para apontar eventuais responsabilidades. Agora, o município tem 15 dias para informar se existe alguma relação de parentesco com o chefe do Executivo Municipal, bem como se houve qualquer alteração no quadro de titulares.

A reportagem do Campo Grande News procurou a assessoria da Prefeitura, que informou que o posicionamento só poderá ser feito na segunda-feira (30), quando o funcionamento nas repartições públicas volta ao normal.

Nos siga no Google Notícias