ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

MPE abre inquérito para investigar falta de médicos e estrutura para perícia

Luana Rodrigues | 23/07/2015 09:44

Após denúncias da APO/MS(Associação de Peritos Oficiais do Estado) e do Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais de Mato Grosso do Sul) sobre deficiências na estrutura Imol(Instituto de Medicina e Odontologia de Mato Grosso do Sul), o MPE( Ministério Público Estadual) abriu inquérito para investigar a insuficiência de profissionais médicos perito-legistas no instituto.

O procedimento foi instaurado no dia 17 de julho, pela promotora Filomena Aparecida Depólito Fluminhan, por meio da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde. Nos meses de junho e julho, a APO e o Sinpol denunciaram vários problemas no prédio da instituição como, por exemplo, falta de ventilação adequada, além de equipamentos sucateados e até o funcionamento precário da câmara fria usada para a preservação dos corpos.

O Sinpol também constatou que não há efetivo suficiente no IMOL e na Coordenadoria Geral de Perícias para atender a demanda de Campo Grande e cidades próximas, sendo que a escala de trabalho ultrapassa a carga horária estipulada por lei. O diretor jurídico do Sinpol, Giancarlo Miranda, lembrou que em novembro de 2014, foi registrada uma troca de corpos, por conta do déficit na estrutura.

Ainda no início deste mês, o Campo Grande News apurou que 253 casos estavam emperrados nas delegacias de Polícia Civil da Capital, porque os delegados precisavam dos resultados dos laudos de exames de DNA para solucioná-los. Os dados eram da APO/MS (Associação de Peritos Oficiais), que também denunciou a falta de estrutura de trabalho no estado. Agora, após reunião e acordo com o Governo, o serviço foi regularizado, mas categoria aguarda melhorias estruturais.

Uma das investigações prejudicadas é o assassinato de Marília Caballero, desaparecida há 12 anos. Uma ossada com protese de silicone foi encontrada em madeireira desativada no bairro Taveirópolis, mas foi possível fechar o caso por falta do DNA que comprove se tratar de Marília. Já houve coleta do material dos filhos.

Outro caso era o de uma jovem de 18 anos, que apesar de ter denunciado os suspeitos logo após ter sofrido agressão sexual, eles ainda não haviam sido presos, porque o sêmen dos criminosos foi colhido, mas não pode ser processado pela falta do produto químico.

Nos siga no Google Notícias