ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

MPE pede fechamento imediato de novo aterro sanitário e volta do lixão

Edivaldo Bitencourt e Aline dos Santos | 12/04/2013 09:46
MPE quer a conclusão de UTR para garantir tempo de vida útil do novo aterro (Foto: Vanderlei Aparecido/Arquivo)
MPE quer a conclusão de UTR para garantir tempo de vida útil do novo aterro (Foto: Vanderlei Aparecido/Arquivo)

O MPE (Ministério Público Estadual) ingressou, ontem, com ação civil pública contra a CG Solurb Soluções Ambientais, o prefeito Alcides Bernal (PP), e a Anfer Construções e Comércio, entre outros. O objetivo é suspender, imediatamente, o novo aterro sanitário, denominado Dom Antônio Barbosa II e determinar a reativação do antigo lixão.

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Eduardo Franco Cândia, pede a concessão de liminar para obrigar a desativação do novo aterro sanitário até a conclusão da UTR (Usina de Tratamento de Resíduos). A definição de um plano de recuperação do antigo lixão e a responsabilização criminal dos danos ambientais de todos os envolvidos no processo, desde os integrantes da gestão anterior na Prefeitura até dos atuais.

O principal argumento é que sem a usina de reciclagem, o tempo de vida útil do aterro, que era de cinco anos, será muito menor. De acordo com o promotor, 10% das 761 toneladas de lixo despejadas diariamente no local poderiam ser comercializadas devido ao valor dos produtos recicláveis ou reutilizáveis.

“Insistimos: são aproximadamente 76 toneladas, por dia, de material reciclável/reutilizável que estão sendo, desnecessariamente, enterradas no aterro sanitário Dom Antônio Barbosa II, reduzindo drasticamente a sua já reduzida vida útil”, frisa Cândia. Entre o 21 de novembro do ano passado e 31 de janeiro deste ano, já foram despejadas 50,6 mil toneladas de lixo no novo espaço.

A CG Solurb pode ser obrigada, se a Justiça acatar o pedido, a concluir a UTR em 120 dias, sob pena de pagamento de multa de R$ 100 mil por dia. O não cumprimento de fechar o aterro pode acarretar em multa diária de R$ 50 mil.

“É inquestionável que a operação do aterro sanitário, sem o pleno funcionamento da Unidade de Triagem de Resíduos, acarreta repercussões de ordem jurídica (ambiental, civil e criminal), social e econômica de grave e irreparável monta”, comenta o promotor na ação contra o município e a concessionária.

“Com efeito, resíduos recicláveis ou reutilizáveis, de valor econômico e social reconhecido expressamente pela Lei Federal n. 12.305/2010 (art.6º, VIII) e pela Lei Municipal n. 4.952/2011 (art.5º, VII), estão sendo literalmente enterrados, numa evidente conduta antieconômica”, ressalta.

Os nomes - A ação civil pública é contra o prefeito atual, o secretário municipal de Infraestrutura, Semy Alves Ferraz, e a atual presidente da Agência de Regulação, Ritva Garcia Vieira, os técnicos que liberaram a licença ambiental (Ivan Pedro Martins, Frederico Luiz de Freitas Júnior e Inaia Telles Nepomuceno), o ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), o ex-secretário municipal de Obras, João Antônio De Marco, e o ex-presidente da Agência de Regulação, Marcelo Bonfim do Amaral.

A liberação do aterro sanitário foi marcada por polêmicas desde o início. O MPE cita na ação que os catadores foram alijados do processo. Ação da Defensoria Pública garantiu que eles recolham o material no antigo lixão.

Além do MPE, a Polícia Federal instaurou inquérito para apurar denúncias de irregularidade na construção do novo aterro.

Nos siga no Google Notícias