MS passa a registrar 10 novos casos/dia de covid-19 e número de internados sobe

São muitos os motivos de preocupação relatados hoje, durante a transmissão de mais um boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. Além da 5ª morte confirmada por covid-19 em Mato Grosso do Sul, a curva da doença tem avançado em ritmo de alerta.
Pelo segundo dia consecutivo, são 10 novos casos no Estado em 24 horas, média bem superior aos 2,7 do início da pandemia. A soma chega a 131 testes positivos para coronavírus. O número de internados também subiu para 19.
O maior pesar do dia é a morte de uma senhora de 81 anos, que vivia em casa de repouso em Três Lagoas, onde outras 5 pessoas também foram infectadas
Os novos casos desde ontem são: 1 em Chapadão do Sul, 1 em Dourados, 1 em Miranda e outros 7 em Campo Grande, entre eles, duas crianças de 7 e 11 anos. Na Capital, dois homens infectados nos últimos dias, de 32 e 63 anos, estão internados.
Outra preocupação é com os índices de isolamento, que só caem aqui no Estado, o vice-campeão na lista nacional dos piores nesse quesito.
No mapa de Mato Grosso do Sul, poucos municípios chegam a taxa razoável de isolamento. Alguns aparecem com índice abaixo de 30%. Campo Grande tem menos de 40% dos moradores em isolamento domiciliar, enquanto a taxa ideal seria 70%. “Não entendo porque as pessoas não participam desse mutirão, que é um mutirão pela vida”, comentou o secretário Geraldo Rezende.
Mato Grosso do Sul já tem a circulação comunitária da doença e atinge 16 municípios. O secretário repetiu hoje o motivo pelo qual algumas cidades podem ter número confirmados em desacordo com a realidade verificada pelos moradores, citando Miranda. "Só tem um caso oficial em Miranda, porque os dois outros que confirmaram lá são de presos que vieram de São Paulo, detentos que entram na estatística paulista", explicou.
Veja as idades e a distribuição dos novos casos da covid-19 em MS: