ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Mudança de nome de rua após 40 anos é confusão e prejuízo no Bela Vista

A mudança do nome da rua foi oficializada em 6 de setembro de 2019 e agora as placas são trocadas

Aline dos Santos | 12/08/2020 12:30
Alfredo Zamlutti é o novo nome de rua no Jardim Bela Vista. (Foto: Henrique Kawaminami)
Alfredo Zamlutti é o novo nome de rua no Jardim Bela Vista. (Foto: Henrique Kawaminami)

Morar na rua que de um lado se chama Dona Joana e do outro Alfredo Zamlutti tem trazido mais do que a confusão momentânea neste período de atualização das placas. Segundo moradores do Jardim Bela Vista, em Campo Grande, a mudança depois de quatro décadas também trouxe gastos para atualizar o endereço.  Eles também reclamam que  não foram consultados sobre a troca de nomenclatura.

A advogada Renata Barbosa Lacerda, 50 anos, afirma que teve gasto superior a R$ 13 mil para regularizar o endereço do seu escritório, há oito anos localizado na Rua Dona Joana. Ela precisou alterar cadastro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e alterar dados no material de divulgação do escritório.

O pecuarista Antônio João de Almeida, 69 anos, reclama que os moradores não foram consultados e que Dona Joana era homenagem à moradora antiga. Ele reside no local há 20 anos. “Pessoas vão mandar correspondências com nome antigo e quando eu regularizar os documentos, vai dar incongruência. Os próprios Correios foram certificados só agora”, diz.

A mudança do nome da rua foi oficializada em 6 de setembro de 2019, com a publicação no Diário Oficial de Campo Grande. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Rocha, promulgou a Lei 6.272, que alterou para Alfredo Zamlutti a denominação da Rua Dona Joana.

Por 40 anos, tinha o nome de "Dona Joana" no Jardim Bela Vista. (Foto: Henrique Kawaminami)
Por 40 anos, tinha o nome de "Dona Joana" no Jardim Bela Vista. (Foto: Henrique Kawaminami)

O projeto, de autoria do vereador Willlian Maksoud, destacou a trajetória do homenageado, que é corumbaense , fundou o Rotary na cidade e expoente do setor comercial.

“O presente Projeto de Lei tem por objetivo alterar a denominação da Rua Dona Joana para Alfredo Zamlutti e prestar justa homenagem à família e a memória deste ilustre empresário, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados a sociedade campo-grandense”, informa o parlamentar na justificativa.  O homenageado morreu em 1989 e também dá nome à ponte sobre o rio Miranda.

A reportagem questionou o vereador sobre as reclamações dos moradores, mas não houve retorno até à publicação da matéria.

Lei de 2014, com normas para denominação e alteração de nome de logradouros, previa aprovação de 2/3 dos moradores de uma via para que qualquer alteração de nome fosse feita, mas passou por alteração no ano passado.



Nos siga no Google Notícias