ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Mulheres voltam, mas 11 homens somem após “saidinha” de presídio no fim de ano

Ao todo, foram liberados 455 internos entre homens e mulheres entre os dias 24 e 31 de dezembro

Por Ana Paula Chuva | 03/01/2024 13:25
Entrada do presídio da Gameleira, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Entrada do presídio da Gameleira, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Dos 455 internos do sistema penitenciário em Campo Grande que saíram temporariamente para as comemorações de Natal e Ano Novo, 11 homens não retornaram para os presídios. O número representa 2,41% do total de todos os beneficiados. Já as mulheres retornaram em peso, 100% compareceu na data marcada. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (3).

O índice de evasão agora é levemente maior que o de 2023. No ano passado, dos 742 detentos beneficiados com a saída temporária de fim de ano, 17 não retornaram, 2,30%.

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) lembra que os presos liberados cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto. A informação inicial era de que 472 teriam o direito a saída, mas apenas 455 realmente foram liberados.

As mulheres beneficiadas saíram de forma escalonada e tinham datas de retorno diferente. O primeiro grupo saiu dia 24 de dezembro e retornou ontem (2), o segundo foi liberado no mesmo dia, mas retornou dia 26 de dezembro e o terceiro saiu dia 31 de dezembro e voltou dia 2 de janeiro. Todas retornaram no prazo.

Já os homens, uma parte saiu para o feriado de Natal e outra para o de Ano Novo, no entanto, 11 reeducandos não retornaram e são considerados evadidos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias