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Capital

Muretas vão limitar corredores de ônibus e reduzir espaço para veículos

Leonardo Rocha | 25/07/2013 11:02
Corredores terão muretas e faixas exclusivas, espaço para automóveis serão reduzidos (Foto: Marcos Ermínio)
Corredores terão muretas e faixas exclusivas, espaço para automóveis serão reduzidos (Foto: Marcos Ermínio)

Os corredores de ônibus, que serão instalados pela prefeitura de Campo Grande a partir do ano que vem, serão limitados por muretas e faixas exclusivas. O projeto prevê a diminuição do espaço disponível para os automóveis. As avenidas passarão a destinar duas faixas para outros carros, enquanto agora, são três vias.

O secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz, destacou que os carros terão o “espaço mínimo” para a locomoção e que não haverá problemas neste sentido. “Será uma forma de dar mais fluência e dinamismo para o trânsito, não irá atrapalhar e sim melhorar o trajeto”, destacou ele.

Segundo Semy, ainda não foi decidido quais corredores terão muretas ou faixas exclusivas. “Ainda está em fase de estudo, temos que analisar as melhores opções”, destacou ele. O secretário ponderou que as obras devem ser iniciadas na segunda quinzena de fevereiro de 2014 e concluídas em dois anos. “Ainda este ano vamos contratar os recursos e tratar da questão de licitação, ano que vem começamos as obras”, apontou ele.

A prefeitura irá dispor de R$ 179 milhões advindos do PAC da Mobilidade Urbana para execução do projeto. O governo federal irá contribuir com R$ 59 milhões e o executivo irá complementar o restante do valor. Este recurso será conseguido por meio de empréstimo junto a Caixa Econômica Federal. O projeto inclusive já foi aprovado pela Câmara Municipal.

Obras – De acordo com o secretário (Semy Ferraz), serão construídos novos terminais de transbordo, cobertura nos pontos de ônibus, novos viadutos e recapeamento das principais avenidas da cidade.

Em relação aos corredores de ônibus, Semy ressaltou que serão implantados três “macro corredores”, que vão ligar as avenidas aos terminais de ônibus. Eles serão localizados nas saídas de São Paulo, próximo ao terminal Guaicurus, de Sidrolândia, no terminal Aero Rancho e de Cuiabá, próximo ao terminal Coronel Antonino.

Além destes locais, a prefeitura estuda instalar corredores nas ruas 13 de Maio, Rui Barbosa e Brilhante e nas avenidas Bandeiras e Costa e Silva. “Estamos seguindo o projeto da gestão anterior, a única alteração é a (Avenida) Afonso Pena que saiu dos planos”, destacou Ferraz.

A Avenida Afonso Pena saiu do projeto após o Conselho Municipal de Cultura aprovar o tombamento do canteiro da via como patrimônio histórico e cultural. Com este “título” fica proibida a alteração e modificação do local. A proposta ainda depende da sanção do prefeito Alcides Bernal (PP). Ele já antecipou que irá acatar a proposta, mas não vai aceitar a retirada da ciclovia.

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