A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

25/07/2013 11:02

Muretas vão limitar corredores de ônibus e reduzir espaço para veículos

Leonardo Rocha
Corredores terão muretas e faixas exclusivas, espaço para automóveis serão reduzidos (Foto: Marcos Ermínio)Corredores terão muretas e faixas exclusivas, espaço para automóveis serão reduzidos (Foto: Marcos Ermínio)

Os corredores de ônibus, que serão instalados pela prefeitura de Campo Grande a partir do ano que vem, serão limitados por muretas e faixas exclusivas. O projeto prevê a diminuição do espaço disponível para os automóveis. As avenidas passarão a destinar duas faixas para outros carros, enquanto agora, são três vias.

O secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz, destacou que os carros terão o “espaço mínimo” para a locomoção e que não haverá problemas neste sentido. “Será uma forma de dar mais fluência e dinamismo para o trânsito, não irá atrapalhar e sim melhorar o trajeto”, destacou ele.

Segundo Semy, ainda não foi decidido quais corredores terão muretas ou faixas exclusivas. “Ainda está em fase de estudo, temos que analisar as melhores opções”, destacou ele. O secretário ponderou que as obras devem ser iniciadas na segunda quinzena de fevereiro de 2014 e concluídas em dois anos. “Ainda este ano vamos contratar os recursos e tratar da questão de licitação, ano que vem começamos as obras”, apontou ele.

A prefeitura irá dispor de R$ 179 milhões advindos do PAC da Mobilidade Urbana para execução do projeto. O governo federal irá contribuir com R$ 59 milhões e o executivo irá complementar o restante do valor. Este recurso será conseguido por meio de empréstimo junto a Caixa Econômica Federal. O projeto inclusive já foi aprovado pela Câmara Municipal.

Obras – De acordo com o secretário (Semy Ferraz), serão construídos novos terminais de transbordo, cobertura nos pontos de ônibus, novos viadutos e recapeamento das principais avenidas da cidade.

Em relação aos corredores de ônibus, Semy ressaltou que serão implantados três “macro corredores”, que vão ligar as avenidas aos terminais de ônibus. Eles serão localizados nas saídas de São Paulo, próximo ao terminal Guaicurus, de Sidrolândia, no terminal Aero Rancho e de Cuiabá, próximo ao terminal Coronel Antonino.

Além destes locais, a prefeitura estuda instalar corredores nas ruas 13 de Maio, Rui Barbosa e Brilhante e nas avenidas Bandeiras e Costa e Silva. “Estamos seguindo o projeto da gestão anterior, a única alteração é a (Avenida) Afonso Pena que saiu dos planos”, destacou Ferraz.

A Avenida Afonso Pena saiu do projeto após o Conselho Municipal de Cultura aprovar o tombamento do canteiro da via como patrimônio histórico e cultural. Com este “título” fica proibida a alteração e modificação do local. A proposta ainda depende da sanção do prefeito Alcides Bernal (PP). Ele já antecipou que irá acatar a proposta, mas não vai aceitar a retirada da ciclovia.



Estão se esquecendo ainda da necessidade de rápida circulação dos veículos de emergência, ou seja, viaturas policiais e, principalmente ambulâncias e Corpo de Bombeiros. Essas tais muretas, sem dúvida alguma, só irão atrapalhar. Basta pintar o piso asfáltico e sinalizar. E depois, com fiscalização permanente, "meter caneta" em quem desrespeitar. Essa fortuna que sera investida ai, deveria ser aplicada em saúde e iluminação pública, dentre outras necessidades mais urgentes da população.
 
Fernando Silva em 25/07/2013 20:27:44
Pura burrada essa mudança. Pra isso que esse prefeitinho foi até Curitiba?
 
Ricardo Sadyama em 25/07/2013 20:06:05
Fiquei surpreso ao ver como funciona bem este sistema em Goiânia. Acredito que aqui também dará certo.
 
Joel Guimarães em 25/07/2013 18:47:51
Mas gente... Esse pessoal aqui dos comentários só pensa em si mesmo... Larguem de ser egoístas! Se estão com medo de acidente por causa das muretas, não andem em vias que elas existem ! E outra, se estão achando que vai congestionar o trânsito, ande de ônibus, e deixe o seu carro em casa ! Prioridade para o transporte coletivo SEMPRE, não para os seus umbigos reclamões !
 
Gabriel Santos em 25/07/2013 18:40:55
Já esta um caos transitar nas ruas do centro com as faixas para pedestre, ônibus que pára no cruzamento infringindo o sinal amarelo e atrapalhando quem vai virar por exemplo: quem vem av. Afonso Pena e vai virar para a Rui Barbosa da de cara com um ônibus que parou no cruzamento, aí a gente não sabe onde vai parar, porque o motorista do ônibus parou no cruzamento. Tem que orientar os motoristas de ônibus para eles não pararem nos cruzamentos e ainda mais se for ônibus articulado aí piora...
 
Placida Barros em 25/07/2013 17:51:35
Esta tentativa de solução para os corredores de ônibus, só poderá ser "estudada", em 1º lugar, somente em avenidas que possuem canteiro central. Em corredores de mão única como na R.Barbosa é impossível devido a largura da via, bem como prejudicaria os comerciantes e moradores. Na Bandeirantes, como em outras vias de mão única, mas com uma largura igual ou superior a ela, poderia se estudar um corredor de ônibus no centro da via e os pontos de parada em locais estratégicos, com projetos bem elaborados e estudados para que a movimentação dos usuários não entre em conflito com o transito de outros veículos, com uma boa e segura sinalização. O sistema de transporte de massa em CG tem como ser ser melhorado, idéias e soluções são muitas que devem ser estudadas com técnicos experientes.
 
Rogério C. Menezes em 25/07/2013 17:46:50
absurdo esta ideia mágica para resolver o problema do trânsito. Estamos lascados com um prefeito deste e um secretário sem noção.
 
Marcelo Antunes em 25/07/2013 17:36:36
Porque não fazem apenas numa rua ou av curta como teste? vão gastar uma bala de dinheiro, e se não funcionar?
 
João Carlos em 25/07/2013 17:04:09
Absurdo!!! Mais uma desta administração deplorável. Imaginem o caos no trânsito que isto vai causar, um bom exemplo disto é a Avenida Duque de Caxias, fizeram uma avenida enorme e deixaram uma fica para ônibus, em momento s de pico, gera um congestionamento enorme....
 
Valter Jeronymo em 25/07/2013 16:29:57
Acho que o viável seria retirar os ônibus das principais avenidas e colocar nas secundárias, ex: sobe pela Barão e desce pela quinze desafogando a afonso pena, sobem ônibus pela 14, Joao cripa e desce pela Pedro celestino e por ai vai, a coisa iria fluir melhor e teriam menos consgestionamentos, agora muretas não vejo possibilidade e nem seria interessante além de deixar as avenidas largas e postais da nossa cidade, feias e sem dinamismo.
 
Marcio Barbosa em 25/07/2013 15:59:51
PRECISA SE CUIDAR COM MUITO CARINHO, O CASO DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS, DESRESPEITAM AS FAIXAS DOS CARROS PEQUENOS, É UMA VERDADEIRA BAGUNÇA O TRANSITO DOS ÔNIBUS EM CAMPO GRANDE, ONTEM A NOITE DESCENDO A AV. GUAICURUS, SUBIA UM ÔNIBUS PELA MESMA, NA ALTURA DA IGREJA CATÓLICA, ONDE VIRA AS DIREITAS, PARA O CANGURU, POR VOLTA DAS 17 E 30 MINUTOS, UM ÔNIBUS, VIROU A MAIS OU MENOS, 50 POR HORA, QUASE DERRUBANDO O POVO, EU ESTAVA PRESTANDO ATENÇÃO, SE NUMA CURVA, UM MOTORISTA PROFISSIONAL, FAZ AQUILO, O QUE SE ESPERAR DOS ÔNIBUS, NO CENTRO, É UMA BAGUNÇA, PRECISA DE PROVIDÊNCIAS URGENTEMENTE.
 
PEDRO BRAGA em 25/07/2013 15:56:12
Para quem está achando um absurdo e xingando a medida, recomendo estudar um pouco mais. Links:

1 - Análise sobre a ampliação da marginal tietê para carros - http://scienceblogs.com.br/100nexos/2009/07/o_paradoxo_de_braess_e_a_ampli/
2 - Resultado da ampliação depois de alguns meses - http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,lentidao-volta-a-crescer-na-marginal,557317,0.htm
 
Renato Marques em 25/07/2013 15:20:52
Prioridade para o transporte coletivo, tenho carro e talvez seja prejudicado, mas a prioridade sera sempre o transporte coletivo, o dia em que ele for rapido, de preço justo e confortavel (o que ta muito longe) o transito melhora.
 
jose mauricio em 25/07/2013 15:19:29
quero so ver quando quebrar os onibus nesses corredores com muretas no que vai dar
 
antonio cesar leite em 25/07/2013 14:59:28
O secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz não é capacitado para exercer tal função! Com as "muretas" as faixas(que ja são estreitas) ficarão mais estreitas assim aumentando o perigo de colisões, se um ônibus quebrar como irão retirar o mesmo para a faixa exclusiva fluir o tráfego? Essa falta de analise o secretário mostra a sua incapacidade e não ser qualificado para gerenciar tal cargo. o que precisamos é de vias principais(Afonso Pena e Mato Grosso) com uma faixa a mais e a faixa exclusiva com uma elevão em relação as restantes, além de câmeras em lugares de alto tráfego para monitorar e multar os expertos que usarem a mesma e radar para máxima de 40km/h para a faixa exclusiva. Multem e suspendam as carteiras CNH do povo que não as repeitarem!
 
Alexandre de Souza em 25/07/2013 14:42:55
Imaginem só o problema que dará quando houver uma pane em um ônibus. Todos os demais que vierem atrás terão que parar até o defeituoso ser removido. São Paulo precisou remover as muretas e voltar para as "tartaruguinhas". Ou seja...foi gasto com o concreto e depois mais gasto para desmanchar.
 
Jose Lima em 25/07/2013 14:18:18
Faixa exclusiva para ônibus na Bandeiras? Vai ser aérea ou subterrânea? Ou será EXCLUSIVA para ônibus?
 
Endrigo Diniz Zotelli em 25/07/2013 14:12:49
Idéia muito boa pois vai aumentar a velocidade dos onibus, mas tem que ser feito um estudo para não atrapalhar o transito, deve se levar em conta que os semaforos terão q ser em 3 tempos para ocorrer um fluxo tranquilo.
Muita gente aqui reclama mas porque não esta acostumada e por ser uma novidade logo logo sera constatada a melhoria.
 
Diego Souza em 25/07/2013 14:08:36
Quando as pessoas começarem a se arrebentar nessas muretas, aí eles verão que a solução não era tão simples assim.
 
Kaio Gleizer em 25/07/2013 14:06:45
Semelhante as vias de belo horizonte? para os ônibus flui melhor, porém causa congestionamento de veículos pequenos.
 
Celso Duarte em 25/07/2013 13:53:19
Esses são os gênios que governam nossas vidas !!
Pra ajudar não farão nada ??
 
Ricardo Schell em 25/07/2013 13:49:11
Em ruas acho bem difícil fazer corredores com muretas. Como os veículos adentrariam nas garagens dos estabelecimentos, prédios e residências? Acho válido fazer em avenidas, segregando a faixa da esquerda com uma mureta ou um canteiro pequeno e adquirindo ônibus com portas do lado direito (já temos alguns que atendem linhas que passam pelo Ponto Hércules Maymone, apesar de elas não serem funcionais), que acaba ficando mais caro para as empresas de ônibus, ou utilizar os veículos com porta na direita mesmo, mas rodando em mão-inglesa, mas isso acaba sendo mais perigoso para o trânsito e pedestres. Na Gury Marques, Assaf Trad e na Gunter Hans poderiam fazer um corredor no centro do canteiro, com duas pistas (uma para cada sentido) como é em Curitiba, BH, etc. Nas ruas, faz a faixa e fiscaliza
 
Paulo Medeiros em 25/07/2013 13:45:57
Por favor alguém com o mínimo de consciencia tire esse indivíduo do cargo antes que gaste nosso dinheiro com invenções sem sentido !
 
Alexandre Pimentel em 25/07/2013 13:29:41
O que eu observo que as rodas esquerda do ônibus sempre acaba ocupando parte da faixa do meio, essas muretas não acabaria com duas faixas? E acabaria as ruas tendo duas faixas apenas, uma dos carros e outra dos ônibus, acredito que isso poderia ocasionar engarrafamentos, ou melhor piorando ainda mais o nosso trânsito, e outra, não vão diminuir as calçadas né? Vejo essa obra um perigo para os motociclista, um acidente caindo sobre a mureta pode ser fatal (Seria mais uma opção de acidente), e seria pior para os ciclista, diminuindo os espaços nas vias teria que se dividir ainda mais com os carros, porque tem tão poucos ciclovias por ai, será que o Senhor Semy analisou tudo isso????
 
Ulisses Silva em 25/07/2013 13:23:33
mureta!!!!!.Pelo amor de Deus..nãoooooooooooooo.
 
Valmir Moura Fé em 25/07/2013 13:00:06
Nossa o secretario é um gênio mesmo, para melhorar o transito da cidade é só diminuir o espaço para os carros transitarem, como ninguem pensou nisso antes????? O povo é burro mesmo, vai colocar a mureta, gastar um dinheirão, desviar um pouquinho e depois vai retirar as muretas quando ver que não deu certo, aí gasta mais um pouquinho, desvia mais um tiquinho e pronto... pega dinheiro logo na caruda, não precisa piorar a cidade, todo mundo sabe que politico recebe por baixo, então já pega o que vai desviar e não faz nada não vai...
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 25/07/2013 12:51:01
Isso vai causar problemas graves sim. Não é dificil perceber que em Avenidas como Mato Grosso e até a recem reformada Afonso Pena a largura das faixas é insuficiente. Costumeiramente dá para perceber que as rodas do lado esquerda de um onibus estão na segunda faixa, não na primeira. Para permitir um transito seguro dos onibus, a mureta vai ter que ser construido ainda mais para esquerda, no meio da segunda faixa, sobrando só mais uma. Querer dividir o que sobra, mesmo assim, em duas faixas, é brincar com motorista de caminhão e caminhonete, não vai caber.
Na cidade de Amsterdã, Holanda, elevaram a faixa de rodagem exclusivo em 8 cm. É incomodo para um veiculo subir, mas se necessário, uma mudança de faixa é possivel. Mas assegura que normalmente carros ficam na sua, e os onibus no corredor
 
Marcos da Silva em 25/07/2013 12:44:00
Atenção funerárias, aumentem seus estoques de caixões, pois, com nossa educação no trânsito vai ser bastante dolorosa a adaptação. Experiência de outras capitais averbam minha "premonição", por exemplo, Goiania GO.
 
CLAUDIO MOREIRA em 25/07/2013 12:42:56
Esse secretário ta de brincadeira, mureta nas ruas ???, nem em Curitiba que é referencia em transporte tem isso, Bernal só fazendo burrada.
 
Marcos Wild em 25/07/2013 12:28:57
A GESTÃO BERNAL VIVE EM "ESTUDO"!!
 
Paulenir de Barros em 25/07/2013 12:11:20
Excelente idéia, agora quer ver motorista de ônibus apressadinho pra sair do ponto, qdo outro coletivo está frente tem passageiro embarcando, invadir a pista da esquerda, como acontece na Rui Barbosa onde já vi a cena de três ônibus lado a lado tapando a via. Bom tb que assim o espaço do ciclista em ruas sem ciclovia vai ser "apenas" dividido como os carros, já que os motorista de ônibus tb tem o excelente costume de fechar e empurrar os ciclistas.
 
Luciano Yamauchi em 25/07/2013 11:59:14
Na boa! construir muretas nas ruas???!!! deve ter outra forma, não é possível...
 
Paulo Roberto em 25/07/2013 11:54:43
Espero que considerem espaço para conversão dos veículos, além da entrada de estacionamento para residências e comércio.
Um bom projeto tem que levar em consideração a resolução do problema, bem como não criar outros.
Aguardemos....
 
Alessandro Cardoso em 25/07/2013 11:48:36
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions