ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mutirão visa acelerar atendimento de pacientes com problemas na tireoide

Nyelder Rodrigues | 26/05/2017 21:38

Acontece neste sábado (27) entre 7h e 17h no CEM (Centro de Especialidades Médicas) de Campo Grande um mutirão de atendimento com especialistas a pacientes com alteração na glândula tireoide e que estão na fila de espera do Sisreg (Sistema Nacional de Regulação) do SUS (Sistema Único de Saúde).

A ação faz parte de uma campanha nacional encabeçada pela SBE (Sociedade Brasileira de Endocrinologia), em alusão a Semana Internacional da Tireóide, e é realizada na Capital em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública).

De acordo com a médica Érica Abel, coordenadora da Rede de Atenção Especializada (CRAE), a espera por uma consulta com um médico endocrinologista pode chegar a quase um ano na rede pública de saúde, devido a escassez de especialistas.

Conforme dados da CRAE, a fila de espera para o atendimento de alteração de tireoide em Campo Grande é de 381 pacientes. A expectativa é de que ao menos 160 pacientes sejam atendidos na ação deste sábado, sendo 110 consultas agendadas para o período matutino e 50 no vespertino.

"Com essa ação nós vamos reduzir em quase 50% a fila de espera. Os pacientes serão atendidos e, caso haja necessidade, serão encaminhados para fazer outros procedimentos como exame de ultrassom e biopsia", complementa a coordenadora.

Segundo Érica, 15 especialistas (endocrinologistas) estarão envolvidos com a ação, que será acompanhada também por alunos de medicina das Ligas de Endocrinologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da Universidade Anhanguera, que vão tirar dúvidas de pacientes e familiares.

Esses voluntários irão distribuir folders educativos explicando o funcionamento da tireoide e das doenças tireoidianas, e também vão ensinar como fazer o autoexame, que pode contribuir para um diagnóstico precoce do câncer de tireoide

Nos siga no Google Notícias