ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Na ala dos cinquentões, segunda dose chega com alerta de não “baixar a guarda”

“Não pode relaxar. O vírus vai continuar por aí, como uma gripe”, diz aposentada

Aline dos Santos e Cristiano Arruda | 31/07/2021 10:29
Mara Lúcia tomou hoje a segunda dose da vacina contra a covid. (Foto: Henrique Kawaminami)
Mara Lúcia tomou hoje a segunda dose da vacina contra a covid. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com a segunda dose da vacina contra a covid aplicada neste sábado (dia 31), a ala dos cinquentões comemora a imunização total, mas a experiência deixa claro que não é momento de “baixar a guarda” contra o coronavírus.

“Estou aliviada por tomar a segunda dose. Entretanto, ainda não é o momento de relaxar. Em casa, continuamos com as medidas de biossegurança. Não aglomeramos, usamos álcool em gel e máscaras”, afirma a aposentada Isabel Machado, 58 anos.

Ela e o esposo Epaminondas Garcia, 58 anos, tomaram a dose de reforço hoje. “A gente já esta vivendo o novo normal e nada vai ser como antes. Estamos vacinados com a segunda dose, mas o ideal é que a gente continue se cuidando. Eu e minha mãe já tivemos covid”, diz o motorista Epaminondas.

O casal Isabel e Epaminondas destaca que é preciso manter os cuidados. (Foto: Henrique Kawaminami)
O casal Isabel e Epaminondas destaca que é preciso manter os cuidados. (Foto: Henrique Kawaminami)

A aposentada Mara Lúcia de Souza Rosa, 57 anos, também reforça a necessidade de manter os cuidados. “Não pode relaxar. O vírus vai continuar por aí, como uma gripe. Acho que todo mundo tem que fazer a sua parte e se adaptar ao novo normal”.

O servidor público estadual Éder Marsiglia, 58 anos, recebeu a segunda dose da vacina neste sábado e se prepara encerrar o home office. “Agora, vou aguardar 15 dias e voltar. Confesso que estou com medo. Têm bastante jovens onde trabalho e boa parte desses jovens é que estão aglomerando. Não sei como vai ser esse retorno”, afirma.

Já o serralheiro Aggeu Vauverde, 59 anos, manteve a rotina de visitar os clientes. “Felizmente, tomei a minha segunda dose. Mas o receio continua, nunca mais teremos o normal de antes. Preciso sempre estar em contato com as pessoas e chamo a atenção de quem não usa máscara, mesmo que seja cliente”, salienta Aggeu.

O serralheiro Aggeu tomou segunda dose e completou o ciclo vacinal neste sábado. (Foto: Henrique Kawaminami)
O serralheiro Aggeu tomou segunda dose e completou o ciclo vacinal neste sábado. (Foto: Henrique Kawaminami)

Para o serralheiro, que completou o ciclo vacinal hoje, o mais intrigante neste “novo normal”, é a resistência em tomar o imunizante contra a covid. “Me intriga que as pessoas mais estudadas são as mais ignorantes e não querem se vacinar”.

A reportagem acompanhou a vacinação na Seleta, no Centro de Campo Grande. A convocação para a dose de reforço é destinada ao seguinte público: quem tomou Coronavac-Sinovac-Butantan até o dia 5 de julho, quem se vacinou com a Astrazeneca até o dia 28 de maio ou quem foi imunizado com a Pfizer até o dia 31 maio.

Nos siga no Google Notícias